×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Paixão de Cristo volta a emocionar no Trianon

Encenação tradicional da Semana Santa em Campos ten apresentação única com entrada solidária e coral ao vivo

Religião
Por Redação
18 de abril de 2025 - 10h16

Foto Ilustrativa/Arquivo

A tradicional encenação da Paixão de Cristo volta ao calendário cultural e religioso de Campos dos Goytacazes nesta Sexta-feira da Paixão, 18 de abril, às 20h30, no palco do Teatro Municipal Trianon. Realizada pelo Grupo de Teatro Sacro Dom Carlos Alberto Navarro desde 1982, a apresentação será única e marca a retomada do espetáculo no formato presencial, com entrada mediante doação de 1 quilo de alimento não perecível (exceto sal e biscoito), ou materiais de higiene e limpeza.

A produção conta novamente com o Coral do Ministério Blessed, que além de interpretar músicas ao vivo, participará ativamente da encenação. A peça, dirigida coletivamente, propõe ao público uma imersão nos últimos momentos de Jesus Cristo, desde o sofrimento até sua morte, com a participação especial da coralista Jaqueline Forte no papel de Maria, mãe de Jesus.

Arquivo/Ilustração

O texto da montagem é de Dorinha Martins, com direção musical de Onício Alves. A produção teatral está sob responsabilidade de Siano Cardoso, e a técnica e audiovisual, de André Ferreira. A coordenação dos camarins é feita por Duda Oliver e Ana Rodrigues, enquanto Anderson Stellet cuida da produção geral.

No elenco, Breendo Moraes interpreta Jesus, ao lado de Jaqueline Forte (Maria), Pedro Fagundes (Caifás), Marcos Franklin (Pilatos), Gildo Henrique (Anás), Ramine Pereira (Maria Madalena), entre outros atores convidados e membros do grupo.

Catedral Diocesana (Arquivo)

Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, ou ainda no site Megabilheteria. No dia da apresentação, a bilheteria funcionará três horas antes do início, caso ainda haja entradas disponíveis.

A encenação integra a programação da Semana Santa em Campos, organizada pela Diocese, que começou no Domingo de Ramos, dia 13, e se estende até o Domingo da Ressurreição, dia 20. As celebrações litúrgicas incluem missas, procissões e vigílias, a Ação Litúrgica da Paixão na sexta-feira (18) e a Vigília Pascal no sábado (19), sempre com cerimônias na Catedral do Santíssimo Salvador e em outras igrejas da cidade.

Dom Roberto Ferreria (Arquivo)

Para o bispo diocesano, Dom Roberto Ferrería Paz, a Semana Santa é um convite à reflexão e à renovação. “A Páscoa é um encontro com o Ressuscitado, que nos convida a criar uma sociedade mais justa, sem exclusões, sem violência e com mais fraternidade”, afirma. Ele destaca ainda que a celebração deve ir além do aspecto simbólico e se traduzir em ações concretas de cidadania, compromisso social e solidariedade.

A programação completa inclui missas em diversos horários, celebrações penitenciais e momentos de espiritualidade profunda, como o Ofício das Trevas e a Vigília Pascal. Em todas as ações, a comunidade campista é chamada a viver intensamente o mistério pascal, que rememora a paixão, morte e ressurreição de Cristo.