×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Mariana Lontra Costa – Alerta: golpe do falso advogado

.

Artigo
Por Redação
13 de abril de 2025 - 0h01

Mariana Lontra Costa – Presidente da OAB/Campos – Nos últimos anos, tem-se observado aumento significativo no número de golpes aplicados por indivíduos que se passam por advogados. Esses criminosos utilizam informações públicas de processos judiciais para enganar vítimas, solicitando pagamentos indevidos sob falsas alegações.
Os estelionatários acessam dados de processos disponíveis nos sites dos Tribunais de Justiça, obtendo informações detalhadas sobre ações em andamento, valores e dados pessoais. Com essas informações, entram em contato com as vítimas, geralmente por meio de aplicativos como o WhatsApp, utilizando nomes e logotipos de escritórios de advocacia legítimos para conferir credibilidade à abordagem.

Em uma das variações do golpe, os criminosos iniciam o diálogo com uma boa notícia: informam à vítima que seu processo foi concluído com sucesso e há valores a serem recebidos. No entanto, alegam que, para isso, é necessário o pagamento antecipado referente a taxas ou honorários. Em alguns casos, chegam a falsificar documentos oficiais, como decisões judiciais, boletos bancários e guias de pagamento para dar veracidade à fraude.

Para evitar cair nesse tipo de golpe, é fundamental adotar medidas de segurança e desconfiar de qualquer contato feito via Whatsapp. É imprescindível verificar a identidade do advogado, preferencialmente de forma presencial ou, não sendo possível, por meio dos canais oficiais previamente estabelecidos. Desconfie de comunicações inesperadas ou números desconhecidos.

E, ainda, não ceda à pressão de urgência. Os golpistas frequentemente criam esse cenário para induzir a vítima a agir rapidamente, sem ter tempo de raciocinar e analisar as minuciosidades. Para informações seguras, utilize sempre canais oficiais de comunicação, sites oficiais dos Tribunais e jamais tome qualquer decisão sem conversar de forma segura com o seu advogado.

Caso suspeite de uma tentativa de golpe, acione seu advogado imediatamente, registre Boletim de Ocorrência e informe à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de sua região. Dra. Ana Tereza Basílio, presidente da OAB/RJ, está acompanhando de perto as denúncias recebidas e tomando todas as providências cabíveis. Aqui, procure a 12ª Subseção que compreende Campos, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Cardoso Moreira e Italva.

O golpe do falso advogado é uma prática criminosa que se aproveita da confiança entre advogados e clientes, bem como do acesso a informações públicas de processos judiciais e vem fazendo vítimas em todo Brasil. Fique atento e proteja-se desta tática disfarçada de Justiça!

“O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva dos autores e não representa a opinião do J3News”.