A Prefeitura de Angra dos Reis (RJ) decretou situação de emergência no sábado (5) em virtude das fortes chuvas que atingiram o município. Segundo a prefeitura, o volume acumulado ultrapassou os 324 mm em 24h e 357mm em 48h. O temporal provocou alagamentos, deslizamentos, transbordamento de rios e transtornos em vários bairros da cidade. Até a publicação da reportagem, 346 pessoas estavam desalojadas.
Horas depois, o município de Petrópolis, na região Serrana, também decretou emergência. Por conta do alto volume de chuva que atingiu a cidade, o Corpo de Bombeiros emitiu comunicado considerando o risco de deslizamento “muito alto” no município, com registro de mais de 300mm de chuva na região do São Sebastião. Também choveu 296,81mm no Independência, 295,81mm no Alto da Serra e 248,2mm no Chácara da Flora, de acordo com os pluviômetros do Cemaden Nacional.
Com o decreto de emergência, os municípios podem acessar recursos estaduais e federais, realizar compras emergenciais, convocar voluntários e adotar medidas imediatas de proteção à população, como evacuação de áreas de risco e uso de propriedades em situações emergenciais.
Alertas da Defesa Civil por meio de SMS foram enviados e sirenes foram acionadas em 46 bairros da cidade. Em todo o município, 36 pontos de apoio estão em funcionamento, incluindo quatro abrigos.
Fonte: G1.