Das 184 Delegacias de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, a 123ª DP, em Macaé, ficou em primeiro lugar na resolução de crimes, com a nota de 98,8% e conceito AAA, no ranking de efetividade das delegacias do estado. As ações de integração entre as forças de segurança do estado e do município, nos últimos anos, apontam ainda para uma queda em diversos índices de criminalidade, principalmente nos homicídios, reforçando a confiança da população e de investidores no município.
O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, parabenizou a equipe da 123ª DP pelo trabalho e reforçou a evolução da área de segurança pública.
“Em 2020, a cidade estava entre as seis mais violentas do Brasil e com muito trabalho em conjunto com a Polícia Militar, Ministério Público Estadual, Polícia Federal, Guarda Municipal, Mobilidade Urbana, já vínhamos colhendo índices positivos no que diz respeito à segurança pública. Nossa cidade já alcançou, por três vezes consecutivas, no índice medido pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), o título de melhor no quesito combate à criminalidade e diminuição de violência do estado”, frisou.
De acordo com o comparativo de dados dos últimos dois anos, houve uma redução nos índices de criminalidade: queda de 51,4% nos casos de letalidade violenta (homicídios); 72,6% nos roubos de veículos; 46,4% nos roubos de rua; e 50% nos roubos de carga.
Já em relação a janeiro deste ano e o mesmo período de 2025, houve uma redução de 83% dos casos de homicídio; 33% de roubo de veículos; 85% de roubos de rua; 50% de roubos a estabelecimento comercial; e roubo de carga, nenhum caso registrado.
O delegado da 123ª DP, Pedro Emilio, explica que a Secretaria de Polícia Civil lançou um novo sistema de Avaliação Global da produtividade e performance das delegacias e, nesta primeira análise, a Delegacia de Macaé obteve quase nota máxima.
“Recebemos com muita felicidade e muita honra a notícia de que no lançamento deste novo ranking estamos em primeiro lugar. Estamos vivendo nos últimos anos uma redução de criminalidade na cidade, que é fruto não somente das ações da Polícia Civil, mas também da atuação da Polícia Militar e instituições municipais que colaboram com esse ecossistema saudável que conseguimos construir aqui nessa gestão”, explica.
O prefeito avalia ainda que o incentivo da prefeitura ao entregar a construção do Batalhão de Ações com Cães (BAC) da Polícia Militar do Rio de Janeiro, inaugurado em julho de 2023, e o pagamento de policiais militares diariamente nas ruas de Macaé, por meio do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), foram importantes para a melhoria da segurança na cidade.
Políticas Públicas
Segundo a Prefeitura, a atuação da Guarda Municipal é essencial para a transformação da segurança pública na cidade. A prefeitura investiu na ampliação do efetivo, na modernização de equipamentos e na capacitação contínua dos agentes. A integração da Guarda com as demais forças de segurança tem garantido uma resposta mais rápida às ocorrências, fortalecendo o policiamento preventivo e comunitário.
Além do investimento direto nas forças policiais, a administração municipal adotou medidas urbanísticas para reforçar a segurança. A melhoria da iluminação pública, monitoramento por câmeras de vigilância, integrado a um centro de operações são exemplo, além de diversas ações de integração entre governo municipal, estadual, sociedade civil e segurança pública, como o Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social.
Fonte: ASCOM/ PMM.