A partir do dia 10 de março, caminhões com mais de quatro eixos não poderão mais circular pelas ruas de Campos dos Goytacazes. A determinação, publicada no Diário Oficial de quinta-feira (27), foi estabelecida pela Prefeitura por meio do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) e tem como objetivo garantir a segurança viária, reduzir impactos no tráfego e minimizar o desgaste das vias públicas.
A restrição, no entanto, não se aplica a veículos de carga que prestam serviço a estabelecimentos comerciais do município, desde que possuam Autorização Especial de Trânsito (AET), expedida pelo IMTT. Casos excepcionais serão analisados individualmente pelo órgão.
O presidente do IMTT, Álvaro Oliveira, destacou que a medida busca beneficiar a população. “Nosso objetivo é proporcionar um trânsito mais seguro e organizado, além de preservar o pavimento requalificado em grande parte da cidade. A ideia não é penalizar, mas permitir que as empresas se planejem para cumprir a nova regra sem prejudicar o fluxo viário”, afirmou.
Para veículos de carga rígidos ou articulados acima do limite permitido que tenham como destino o Porto do Açu, foi estabelecida uma rota alternativa. O trajeto recomendado inclui a BR-356, BR-101, Avenida Presidente Kennedy (Jockey Club), RJ-216 até o Trevo de Donana, seguindo pela RJ-238 (Estrada dos Ceramistas) até a BR-101. No sentido oposto, a mesma rota deve ser utilizada.
O subsecretário de Mobilidade, Sérgio Mansur, reforçou que a decisão se deve ao impacto desses veículos no trânsito e na infraestrutura urbana. “Com o retorno da rotina após o Carnaval, observamos um alto desgaste das vias e dificuldades na fluidez do tráfego, principalmente em corredores como a Avenida Dr. Arthur Bernardes, Avenida Alberto Lamego, Avenida José Alves de Azevedo (Beira-Valão) e Visconde do Rio Branco. Essa portaria busca minimizar esses problemas e melhorar a mobilidade urbana”, explicou.
A fiscalização será realizada pela Guarda Civil Municipal e demais órgãos responsáveis pelo trânsito.