×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Semana Pedagógica para a Educação Municipal acontece na Uenf

Evento promove reflexões sobre ensino e aprendizagem em diferentes espaços de Campos

Geral
Por Redação
4 de fevereiro de 2025 - 9h11

Secretário de Educação, Marcelo Feres (Divulgação)

A Semana Pedagógica da rede municipal de ensino teve início nesta segunda-feira (3), com a abertura do seminário “Redescobrir o Propósito: Uma Jornada de Inspiração para os Educadores”, no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). O evento, promovido pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), por meio da Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem), acontece até quinta-feira (6) em diferentes locais do município, como o Teatro de Bolso, a Academia Campista de Letras e a Escola de Santa Maria.

O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, abriu o evento destacando as transformações na Educação Municipal nos últimos anos e reforçando a importância dos profissionais da área para o avanço do ensino-aprendizagem. “Se voltarmos a 2021, lembramos da falta de esperança que encontramos. Mas hoje, a sociedade reconhece os avanços promovidos, e isso é fruto do trabalho das pessoas. Continuaremos investindo nelas, pois são essenciais para o crescimento da nossa rede municipal”, afirmou.

Centro de Convenções da Uenf sedia Semana Pedagógica

A subsecretária de Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto, ressaltou a inclusão de profissionais que não atuam diretamente como professores na programação. “A escola é um espaço de múltiplas experiências. Todos, desde auxiliares de secretaria até porteiros, são fundamentais para o sucesso dos alunos”, destacou.

Palestras abordam temas essenciais

A programação contou com a palestra do professor universitário e membro da Academia Campista de Letras, Doutor Christhiano Abelardo, e da advogada e professora universitária, Léa Cristina Barboza, que discutiram o assédio moral e suas implicações. Em seguida, as psicólogas do Programa Saúde na Escola (PSE), Silvia Nascimento e Gisele Pessin, abordaram as competências socioemocionais, enfatizando a interseção entre educação, psicologia e saúde mental.

No período da tarde, a professora Beatriz Cursino, da Universidade Federal Fluminense, apresentou a palestra “Sensibilização – Livro Diagnóstico da Primeira Infância”. Já a assistente social e mestre em Políticas Sociais, Juliana Queiroga, discutiu a gestão de recursos financeiros nas escolas.

Impacto positivo entre os educadores

Os participantes aprovaram a iniciativa. Alcineia Reis Madureira de Souza, mediadora do CIEP 144 Carmen Silvia Carneiro, destacou a importância do aprendizado contínuo. “É sempre bom ampliarmos nossos conhecimentos”, afirmou. A professora Flávia da Fonseca Carvalho, da Escola Municipal José de Azevedo, ressaltou o potencial inspirador do evento. “Essa é uma oportunidade de nos abrirmos para novas possibilidades e nos reinventarmos”, comentou.

A programação segue ao longo da semana, trazendo reflexões e formação continuada para os profissionais da Educação Municipal.