A prefeitura de Campos, através da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, finalizou, nesta terça-feira (14), a entrega dos Cartões Recomeçar para as famílias atingidas pelas fortes chuvas que causaram alagamentos em diversos pontos do município em março de 2024. Ao todo, 329 beneficiários referenciados nos Centros de Referência do Centro da Assistência Social (Cras) Esplanada, Farol, Goitacazes, Jóquei, Penha, Matadouro, Parque Guarus e Custodópolis receberam os cartões na cerimônia de entrega que aconteceu no auditório da Prefeitura e contou com a presença do prefeito Wladimir Garotinho, da primeira-dama Tassiana Oliveira e do secretário Rodrigo Carvalho.
“Vocês viveram momentos desafiadores, difíceis, mas a Prefeitura trabalhou para assistir todos nos momentos de dificuldades que passaram. Contem com a Prefeitura, com o nosso trabalho, pois nossas equipes estarão sempre à disposição para prestar auxílio e dar o apoio de que necessitarem para enfrentar os desafios”, destacou o prefeito.
Em Campos, foram entregues 564 Cartões Recomeçar. A primeira entrega, para 235 beneficiários, aconteceu na segunda-feira (14) em atendimento a moradores do distrito de Santo Eduardo e outras localidades da região norte do município que foram afetados pelas chuvas e enchente. O cartão, pago em parcela única de R$ 3 mil, é custeado pelo Governo do Estado e pode ser usado para compra de material de construção, móveis e eletrodomésticos.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, o saldo fica disponível para os beneficiários em até 10 dias úteis após a entrega.
“O Cartão Recomeçar é um programa do Governo Estadual, para auxiliar pessoas que passaram por alguma situação de calamidade e que, na época do ocorrido, já tinham o Cadastro Único do Governo Federal, que é um dos critérios para comprovar a renda das famílias. Nós, enquanto município, ficamos responsáveis pela entrega dos cartões, que chegam sem saldo, sendo necessário o beneficiário realizar todo o processo de desbloqueio e criação da senha para, depois, o governo estadual liberar, em 10 dias úteis, os R$ 3 mil de saldo”, detalhou Rodrigo.
Para dona Marizete Caetano, moradora de Vila Menezes, o benefício já tem destino certo. “Meus pisos estão todos quebrados por conta da enchente e estou sem geladeira. Vou usar esse dinheiro para ajeitar essas coisas, então vai me ajudar muito mesmo”, falou.
A moradora de Farol de São Tomé, Taina Gomes, aproveitou a ocasião para agradecer pela assistência prestada pela Prefeitura durante a enchente. “A gente fica muita agradecida por ter um prefeito que se importa com as pessoas e por contar com todos os que nos atenderam e que foram muito atenciosos em um momento difícil para a gente”, declarou Taina.
Também participaram da entrega dos cartões a Subsecretária de Desenvolvimento Humano e Social, Graziele Gonçalves, e a coordenadora Geral dos CRAS, Verônica Rocha.
Fonte: Prefeitura de Campos