×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Bombeiros tentam combater incêndio em área de mata na Zona Norte do Rio

Imagens feita por moradores mostram o fogo consumindo grande faixa do morro do Sumaré, que fica no Parque Nacional da Tijuca,

Estado do RJ
Por Redação
2 de outubro de 2024 - 9h36

Reprodução G1

Equipes do Corpo de Bombeiros estão atuando para combater um incêndio em uma área de mata localizada na Grande Tijuca, Zona Norte do Rio, desde a noite de terça-feira (1).

Imagens feita por moradores da região mostram o fogo consumindo uma grande faixa do que parece ser o Morro do Sumaré, que fica no Parque Nacional da Tijuca, dentro da Floresta da Tijuca.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio na região já dura mais de 13 horas. Equipes foram acionadas por volta das 8h.

No início da tarde, focos do incêndio eram vistos da Ponte Rio-Niterói. Moradores da Tijuca também fizeram registros ao longo do dia. A fumaça do fogo pode ser vista de todo o bairro da Zona Norte.

Alguns moradores da Rua Conde Bonfim relataram preocupação com o avanço do incêndio na região e o medo das possíveis consequências para quem mora mais perto do local. Segundo testemunhas, o fogo teve início na parte de mata do Morro da Formiga.

Setembro seco
O mês de setembro de 2024 foi o mais seco no Rio de Janeiro dos últimos 27 anos. O índice pluviométrico – que mede o volume de chuvas – na capital registrado este mês foi de 6,9mm, segundo o Sistema Alerta Rio.

De acordo com a meteorologia da Prefeitura, foi o menor índice desde 1997, quando os dados começaram a ser registrados.

Antes, o setembro mais seco tinha sido registrado em 2017 (11,6mm). No ano passado, o índice pluviométrico para o período foi de 30,7mm.

Já em setembro de 2022, a situação foi diferente: foram registrados 144,7mm, em média. O maior índice de chuvas para o mês foi verificado em 2005, com 157,7mm.

Fonte: G1