×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Justiça aciona novo advogado dativo para Garotinho após renúncia de Amyr Moussallem

O advogado Antônio Carlos Guzzo também terá um prazo de dez dias para apresentar alegações finais

Política
Por Redação
16 de agosto de 2017 - 19h38
Juiz da 100ª Zona Eleitoral Ralph Manhães (Foto: Silvana Rust)

Juiz da 100ª Zona Eleitoral Ralph Manhães (Foto: Silvana Rust)

O juiz Ralph Manhães, da 100ª Zona Eleitoral de Campos acionou um novo defensor dativo para atuar como advogado do ex-secretário de governo de Campos, Anthony Garotinho, acusado de participação no esquema criminoso Chequinho. Carlos Antônio Guzzo retirou o processo e também recebeu o prazo de dez dias para apresentar as alegações finais.

A decisão do juiz aconteceu horas após o primeiro advogado dativo a ser acionado no processo – Amyr Hamden Moussallem – renunciar à nomeação. cheap lioresal generic lioresal Na decisão, Ralph Manhães cita que Moussallem tentou protelar o processo. “Após vários contatos com o réu, como informado pelo próprio perante este magistrado e vários servidores, inclusive outro magistrado, passou a tentar protelar o presente feito e criar nulidades inexistentes, faltando com a verdade em suas petições, com o único fim de criar fato que pudesse ensejar nulidades ou mesmo pudesse servir de argumento para o réu”.

O novo defensor vai receber R$ 130.000 pela atuação. “Ante a complexidade deste caso e considerando-se as inúmeras dificuldades criadas pelo réu para apresentação desta peça de defesa, salientando-se, também, que os dois primeiros escritórios que patrocinaram o réu são conhecidos, presumindo-se que o valor dos seus serviços não seja inferior àquela quantia, além do que o réu é sócio majoritário de Pessoa Jurídica denominada Palavra de Paz”, justificou Manhães.

Liminar concedida nesta quarta-feira pelo TRE (Foto: reprodução)

Liminar concedida nesta quarta-feira pelo TRE (Foto: reprodução)

Por telefone, Amyr Moussallem comemorou uma decisão liminar concedida na noite desta quarta-feira (16) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) em que a justiça terá que se manifestar novamente sobre o pedido de suspeição e impedimento do promotor do caso – Leandro Manhães. “Se o juiz for favorável, vai anular todos os atos que o promotor participou até hoje neste caso. Se o juiz não for favorável, o processo seguirá normalmente”, declarou Moussallem.

A decisão liminar foi assinada pela desembargadora Cristina Serra Feijó. No entanto, ela não concedeu a suspensão do trâmite da ação penal, também requerida pelo advogado.

Garotinho é acusado de envolvimento no esquema Chequinho, descoberto pela Polícia Federal, em 2016, às vésperas da eleição municipal. Segundo a PF, o esquema – que trocava voto por inscrição no programa municipal Cheque Cidadão – beneficiaria candidatos da coligação Frente Popular, ligada à família Garotinho e que detinha o poder político na cidade desde 2009.  Na época, a prefeita de Campos era a mulher de Garotinho – Rosinha Garotinho- também ré em uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) por suspeita de participação no esquema.

Por envolvimento no Caso Chequinho, Garotinho chegou a ser preso no dia 16 de novembro de 2016, pela Polícia Federal, na capital. Ele foi levado para a sede da PF e, após sentir mal, foi internado no Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro do Rio. No dia seguinte, foi transferido para o hospital penal do Complexo Penitenciário de Bangu, na zona oeste da cidade.

Já no dia 19 do mesmo mês, a então ministra Luciana Lóssio, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), autorizou a transferência de Garotinho para um hospital particular e concedeu a prisão domiciliar ao ex-governador. Garotinho passou por um cateterismo no Hospital Quinta D’Or no dia 20 e, no dia 22, recebeu alta.

No dia 24 do mesmo mês, o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu habeas corpus ao ex-governador e ele passou a cumprir medidas cautelares, entre as quais, está proibido de vir a Campos sem autorização judicial, não pode manter contatos com testemunhas do processo, entre outras.

 

 

  dopoxetine without prescription

Geral

Fábio Abud

Há 25 minutos
Geral

Pérolas

Há 25 minutos
Geral

Gê Lyrio

Há 25 minutos
Geral

Nasceu na Lilia

Há 25 minutos
Geral

“Noite Itália”

Há 25 minutos
Geral

Hermínia Sepulveda

Há 25 minutos