×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Instituto Histórico e Geográfico de Campos empossa novos membros

Evento na Casa de Cultura da Uenf reuniu convidados em palestra sobre viagens do imperador Pedro II ao Norte Fluminense

Blog dos Jornalistas
Por Redação
24 de agosto de 2024 - 11h21
Novos integrantes passam a fazer parte do Instituto Histórico e Geográfico
de Campos dos Goytacazes (Fotos Divulgação)

O Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes se reuniu na sexta-feira (23), na Casa de Cultura Villa Maria da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Cinco novos membros foram empossados. O órgão se dedica à pesquisa, preservação da memória e do patrimônio histórico e natural. O atual presidente do IHGCH, Chico de Aguiar, apresentou as certificações de Maria da Glória Alves, Patrícia Bueno, Neila Ferraz, Cláudio Costa Vaz e Ocinei Trindade.

O IHGCG é inspirado e associado ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, com sede no Rio de Janeiro. Em Campos, as primeiras atividades da instituição foram iniciadas nos anos 1960. Após um período sem funcionar, o IHGCG voltou a reunir pesquisadores, professores, intelectuais, escritores, jornalistas e outros profissionais. Ao todo, são 50 integrantes. O principal objetivo é promover a preservação da história, memória, bens naturais e patrimoniais de Campos junto ao poder público e à sociedade.

Encontro na Casa de Cultura Villa Maria da Uenf

Cada um dos novos integrantes do Instituto Histórico de Campos foi apresentado ao público. Todos fizeram breves depoimentos de agradecimento e se colocaram à disposição para ajudar nas atividades culturais e eventos da instituição.

Maria da Glória Alves é geóloga e pesquisadora da Uenf

A geóloga, pesquisadora e professora da Uenf, Maria da Glória Alves, proferiu palestra sobre “As viagens de D.Pedro II ao Norte Fluminense”. Ela relata fatos históricos e descrições de paisagens percorridas pelo imperador, nas quatro jornadas e visitas feitas a Campos e cidades vizinhas durante o século XIX.