×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Escolas interculturais do RJ recebem doações de livros didáticos em espanhol do Consulado do México

Iniciativa tem objetivo de estimular o aprendizado da língua nas unidades da rede estadual

Educação
Por Redação
1 de junho de 2024 - 10h40

Estudantes da rede estadual do Rio de Janeiro (Fotos: Divulgação)

As unidades Interculturais Brasil-México do estado do Rio de Janeiro, com ênfase em arte e cultura do país, receberam cerca de 4 mil livros didáticos em espanhol doados pelo Consulado-Geral do México. A entrega faz parte do acordo firmado entre a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc-RJ) e o consulado mexicano, com o objetivo de estimular a Língua Espanhola para os alunos do Ciep 413 Adão Pereira Nunes, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio, do Ciep 370 Professor Sylvio Gnecco de Carvalho, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense, e do Colégio Estadual Antônio de Jesus Gomes, em Vassouras, Centro-Sul do estado.

Os livros englobam áreas de conhecimento como Espanhol, História, Leitura, Matemática e Geografia, entre outras. E serão usados como apoio na aprendizagem dos estudantes.

“Esse projeto é um marco de ressignificação para as nossas escolas, com o ensino do espanhol. Temos alunos cada vez mais empenhados e engajados pelo aprendizado do idioma, como na imersão da arte e cultura mexicana. As obras chegam para agregar e vão se tornar mais um estímulo para que os estudantes sejam cada vez mais fluentes na Língua Espanhola”, destacou a secretária de Educação, Roberta Barreto, que ressaltou ainda a importância da parceria com o consulado mexicano.

Erik Sanchez (centro) é responsável por assuntos educacionais do consulado mexicano

O cônsul-geral do México no Rio de Janeiro, Héctor Valezzi, afirmou que é uma grande satisfação manter uma parceria que ensina a cultura do país.

“É muito importante para nós que os alunos saibam e conheçam melhor o México. Esses livros são os mesmos que alunos mexicanos estudam, e tenho certeza de que serão muito úteis e vão contribuir ainda mais para o aprendizado dos estudantes”, disse o cônsul.

Nicolas dos Santos, de 18 anos, aluno da 3ª série do Ensino Médio no Ciep 413 Adão Pereira Nunes, comemorou a chegada da doação à escola.

“Queríamos agradecer ao consulado pela preocupação com a nossa prática no espanhol. Ficamos muito felizes com o envio dos livros, pois não vamos aprender a Língua Espanhola somente na gramática, mas em Matemática, Geografia, História, etc”, frisou o estudante, que revelou ainda que o livro que mais gostou foi o de Matemática.

Fonte: Secom/RJ