Todas as ações voltadas para a revitalização do Centro Histórico, como o reordenamento dos espaços na extensão do Cais da Lapa, com foco no turismo, passam a ser realizadas de forma integrada, conforme diretrizes do Retrofit. Nesse sentido, a Prefeitura realizou, na terça-feira (27), uma reunião com gestores de diversos órgãos para alinhar as ações que envolvem a fase final das obras e a implementação de serviços a partir da entrega dos espaços revitalizados, como ordenamento do trânsito, posturas, iluminação, paisagismo, serviço especial de limpeza e de segurança.
Durante a reunião, convocada pela secretária de Turismo, Patrícia Cordeiro, e realizada na Secretaria de Obras e Infraestrutura, gestores de diversos órgãos conheceram os detalhes do projeto de revitalização do Cais da Lapa, apresentados por Patrícia e pelo subsecretário da pasta, Edvar Chagas Junior, que pediram atuação em conjunto para otimizar resultados, tanto agora na fase final das obras quanto a partir da entrega dos espaços como point turístico, prevista para este primeiro trimestre.
Após detalhamento das obras na orla, apresentado pelo secretário de Obras e Infraestrutura, Fábio Ribeiro, e engenheiros e arquitetos da pasta, a secretária de Turismo, Patrícia Cordeiro, alinhou com os gestores das demais secretarias o papel de cada órgão para atuar no local, que recebe estrutura para o turismo, como deck com ancoradouro para barcos, redestinação dos quiosques da orla, reestruturação do paisagismo, ressignificação do poste estilizado em liga metálica, que é da época da inauguração da iluminação com luz elétrica em Campos, palco e espaço para eventos culturais, etc.
Ao final da reunião, Patrícia falou sobre o empenho do prefeito Wladimir Garotinho para revitalizar o Centro Histórico para fomentar o turismo e, ao mesmo tempo, o comércio na área central.
“Estamos trabalhando de acordo com as diretrizes estabelecidas na política pública do governo Wladimir Garotinho para fomentar o turismo. Nosso propósito é, conforme previsto no Retrofit, criar novos espaços e revitalizar antigos espaços de forma a valorizar esses ambientes e torná-los atrativos para receber, tanto pessoas do nosso município, como de outras cidades da nossa região e de outros estados. Afinal, o turismo é isso, consiste em lugares com atrativos para receber pessoas interessadas em conhecer um ícone histórico ou boa gastronomia, que tenham prédios ou templos históricos, que tenham uma bela vista, como é a bela paisagem que Campos oferece do pôr do sol no Cais da Lapa, refletido nas águas do rio Paraíba do Sul”, exemplificou a secretária Patrícia Cordeiro.
O Subsecretário da pasta, Edvar Chagas Junior, acrescentou: “São muitas as ações que a partir de agora, na reta final das obras, vão ser realizadas em conjunto, de forma que todos os espaços do Cais da Lapa, tanto na parte dos quiosques, na Orla II, no nível da Avenida Rui Barbosa, como a parte interna do cais, na caixa do Rio Paraíba, tenham os serviços realizados de forma sincronizada a partir dos eventos que vão ser abrigados nesse novo espaço revitalizado, conforme definido no Retrofit, que visa à revitalização do Centro Histórico de Campos”, pontuou Edvar.
O secretário de Obras e Infraestrutura, Fábio Ribeiro, classificou a reunião “como muito importante, porque, realizar as ações em conjunto, vai otimizar a gama de serviços que estão sendo realizados agora na fase final das obras, bem como vai apresentar resultados positivos na prestação dos serviços voltados para o desenvolvimento do turismo, no Centro Histórico, que trará um fluxo de pessoas para o comércio no Centro antigo da cidade, que, durante as últimas décadas, perdeu vitalidade em função dos shoppings que surgiram nos bairros. A decisão da gestão Wladimir em fomentar a revitalização do Centro Histórico da cidade vai trazer benefícios para vários segmentos e, por isso, estamos empenhados na realização das obras previstas com esse propósito”, ressaltou Fábio Ribeiro.
Fonte: Secom/PMCG