Papai Noel com roupas tradicionais de inverno com arminho, gorro, mangas compridas, calça comprida e botas, nesse “Brasil de meu Deus, que calor é esse?”, está por fora.
Esse Papai Noel que conhecemos vestido com roupas pesadas é europeu, importado. Ele se veste de acordo com o frio que por lá começa em novembro\dezembro, enquanto aqui está começando o tempo da fervura. Como dizem, assim não nos representa.
Acho até que é por isso que ele está meio sumido da televisão, das vitrines das lojas e mesmo dos shoppings. Nem com ar-condicionado, o Papai Noel do Polo Norte está se animando. Só com ventilador, nem pensar. Não dá conta.
Urge que façamos um abaixo-assinado para que o bom velhinho tropical use bermuda, camiseta e chinelos de praia ou aquelas sandálias nordestinas de couro. Traje muito mais adequado para quem está num lugar onde há um sol para cada um.
O fenômeno El Niño tem influenciado muito para o aumento da temperatura média da terra. A Organização Mundial Meteorológica (OMM) afirmou que as temperaturas globais devem bater taxas recordes nos próximos cinco anos. Valha-nos, minha Nossa Senhora!
Se tem um pedido que eu gostaria de fazer a Papai Noel é trazer tempo bom para nós, sem calor excessivo torrando nossos miolos. Mas, como sei que ele também está sofrendo com as altas temperaturas, nem posso fazer isso. Nós que lutemos.
Vou pedir, então, uma caixinha cheia de confeitos de PAZ para distribuir com essa gente que só pensa em tiro, paulada e bomba.