A Prefeitura de Campos publicou o resultado final dos projetos aprovados no Programa Municipal Startup Campos, no Diário Oficial do município desta sexta-feira (17). A edição deste ano teve um número recorde de inscritos, chegando a 59 propostas apresentadas. No ano passado foram apenas 27 inscrições.
A princípio seriam contempladas 12 bolsas, porém, em virtude do alto grau de qualidade dos projetos, a Prefeitura ampliou para 16 o número de bolsas, visando contemplar mais empreendedores com perfil inovador e tecnológico.
Diferentes ideias foram apresentadas como, por exemplo, o Desenvolvimento de ferramenta operacional de monitoramento de alagamentos e resiliência urbana de Campos; Estação para desinfecção de frutas, legumes e verduras usando água ozonizada; Extração de compostos bioativos de casca de café para elaboração de alimentos funcionais ricos em antioxidantes e uso como conservante de alimentos; e Inteligência Artificial para Emergências de Saúde e Segurança via Microfone do Celular.
O secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, explicou que esse é um processo de seleção de bolsistas empreendedores promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), para participação no Programa de Incubação na Tec Campos Incubadora de Base Tecnológica.
“Serão concedidas até 16 bolsas individuais no valor de R$ 2.500,00 pelos projetos selecionados no Edital, que apresentarem alta capacidade de inovação e crescimento, com potencial para se transformarem em Startup. No ano passado, as bolsas eram de R$ 1.100,00”, informou o secretário.
De acordo com a gerente de articulação de projetos da Seduct, Adriana Crespo, os selecionados terão o período de 21 a 30 de novembro para entregarem na Tec Campos o Termo de Outorga de Bolsa com o projeto, assinado e rubricado em todas as folhas, pelo representante do projeto, no horário de 9h às 17h, na Avenida Alberto Lamego, 2000, anexo ao Centro de Convenções da UENF.
“Nas fases 1 e 2 do programa, a concessão das bolsas fica limitada a um representante por projeto selecionado pelo período de 12 meses. Na fase 3 do programa, a concessão das bolsas fica limitada a um representante por até 12 projetos selecionados, pelo período de seis meses”, explicou Adriana.
Classificação
Nome do Projeto
Empreendedor Gestor (Bolsista)
1 – Clube Arte
Luiz Gustavo Borges
2 – Desenvolvimento de ferramenta operacional de monitoramento de alagamentos e resiliência urbana de Campos
Otavio Oliveira
3 – BIOFAE
André Menezes
4 – Azo Beauty
Petrucio Pessanha
5 – Inko Criativo
Raphael Pinheiro
6 – BIOCONV
Ana Carolina Lisboa
7 – Pequeno Cientista
Daniela Vieira
8 – Inove ESG
Gonçalo Apolinário
9 – Tetris Modular
Pedro Ferreira
10 – Estação para desinfecção de frutas, legumes e verduras usando água ozonizada
Pedro Bretas
11 – Yapuana
Bruna Estima
12 – Treino Vip
Romulo Bozeo de Sousa
13 – Yubbe
Thiago Lopes
14 – DONNA
Anderson Oliveira
15 – Extração de compostos bioativos de casca de café para elaboração de alimentos funcionais ricos em antioxidantes e uso como conservante de alimentos
Daniel Coelho
16 – Inteligência Artificial para Emergências de Saúde e Segurança via Microfone do Celular
Eduardo Terra
CRONOGRAMA RETIFICADO
Lançamento do Edital – 05/10/2023
Período de inscrição – 05 a 22/10/2023
Seleção – 23 a 31/10/2023
Divulgação dos resultados preliminares – 10/11/2023
Recursos – 11 a 12/11/2023
Divulgação dos resultados finais – 17/11/2023
Assinatura do termo de outorga das bolsas – 21 a 30/11/2023
Início das atividades dos projetos selecionados – 01/12/2023
Fonte: Prefeitura de Campos dos Goytacazes