O novo campus da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Campos dos Goytacazes, será inaugurado ainda este ano, quando completa uma década do início das obras. O anúncio foi feito pela Prefeitura de Campos, após visita técnica realizada pelo prefeito Wladimir Garotinho e o reitor da UFF, Antonio Claudio da Nóbrega, às obras do novo campus, na manhã desta sexta-feira (8). De acordo com a prefeitura, a previsão é que um dos prédios comece a funcionar em julho e as demais instalações fiquem prontas até o final do ano.
A construção teve início em 2012, em terreno localizado no antigo pátio de formação de trens de cargas da extinta Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA), na Avenida XV de Novembro, no Parque Thomaz Coelho, próximo à ponte de ferro. O campus conta com dois prédios de sete pavimentos cada, com total de 80 salas de aula, bibliotecas, auditório, laboratório e instalações para a administração.
Ainda segundo a prefeitura, o prefeito Wladimir Garotinho liderou emendas parlamentares da bancada do Rio para liberação de R$ 25 milhões, enquanto deputado federal. “Recurso que possibilitou a retomada das obras dos prédios, que ficaram meses paradas”, disse.
Para Wladimir, esse projeto é a realização de um sonho e um legado que vai deixar em prol da educação pública de qualidade. “É a realização de um sonho não só para a gente que contribuiu para a emenda parlamentar, mas para todos os estudantes que sonham com essa oportunidade, pois estudam em contêineres há anos. Essa obra é importante para o Norte e Noroeste Fluminense. Aqui vai ser um polo de ciência e de tecnologia, um polo inclusivo de educação pública. Fico feliz em ter contribuído na realização deste sonho, e isso é o que vale na vida pública, deixar legado, deixar marca. Esse espaço é um dos legados que vou deixar para a prosperidade”, falou.
Durante a visita, o reitor da UFF deu ênfase a importância da contribuição de Wladimir para a liberação do recurso para a conclusão do prédio. “Esse prédio não é só desejado, mas necessário a muito tempo, porque a UFF Campos expandiu muito, aumentou o número de cursos, alunos e professores. Hoje temos cerca de 3 mil alunos. Essa obra ficou parada por falta de recursos e uma mobilização suprapartidária, que hoje o prefeito, à época deputado federal, Wladimir liderou, teve um papel muito importante, e graças a isso, em julho devemos estar inaugurando, já com a estrutura entregue e ocupada. Os prédios significam um novo patamar de qualidade, condições de trabalho e estudo para toda comunidade”, diz Antonio Claudio.
A estudante o terceiro período de Ciências Sociais, Joana Araújo, diz que as novas instalações representam um novo tempo. “É a concretização de um sonho, e o caminho para o novo tempo. Tudo que foi dito pelas pessoas envolvidas neste projeto, é encorajador e dá a esperança que estamos seguindo no caminho certo, caminhando para algo maior”.
A emenda parlamentar de bancada do Estado do Rio de Janeiro, liderada por Wladimir Garotinho, foi assinada pelos seguintes deputados federais: Alessandro Molon, Benedita da Silva, Clarissa Garotinho, Christino Aureo, Chico d’ Angelo, Jandira Feghali, Marcelo Freixo, Paulo Ramos, Flordelis dos Santos de Souza, Glauber Rocha, João Carlos Soares Gurgel, Márcio Labre e Talíria Petrone.
Fonte: Prefeitura de Campos dos Goytacazes