×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Unir beleza à praticidade é uma tendência na Arquitetura

A arquiteta Denise Penna não abre mão de elaborar projetos que ofereçam qualidade de vida aos clientes

People
Por Redação
12 de dezembro de 2021 - 0h03
Denise Penna, Arquiteta

Unindo o contemporâneo ao clássico, sempre pensando na funcionalidade e
atemporalidade dos ambientes, transformando sonhos em realidade. Esta é a arquiteta Denise Penna, que descobriu o seu amor pela profissão ainda na infância e, há 36 anos, se dedica à carreira.
Além de imprimir beleza em seus projetos, Denise se preocupa em oferecer
qualidade de vida, com espaços úteis e práticos.
Em 15 de dezembro, comemora-se o Dia do Arquiteto, data em que nasceu o renomado arquiteto e urbanista Oscar Niemeyer. Para Denise Penna, está é uma data de muita alegria, pois simboliza a sua conquista profissional. Em entrevista ao Jornal Terceira Via, ela contou um pouco da sua trajetória e como os seus projetos são elaborados.

Como você desenvolveu seu amor pela Arquitetura? Fale um pouco
sobre sua trajetória.

Nunca tive dúvida de qual profissão queria seguir. Na infância, a minha
recreação preferida era “brincar de casinha”, criando ambientes. Recordo-me perfeitamente de pensar em pequenos detalhes como, por exemplo, onde colocar a campainha da casa. Cresci com esse sonho no coração e
me formei em 1985, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
No ano seguinte, retornei a Campos e, em 1992, consolidei meu escritório. Meu estilo, como arquiteta, é contemporâneo mesclado com peças
clássicas. Meus projetos são elaborados pensando na funcionalidade,
com ambientes atemporais. Arquitetura é arte. Exalta a beleza e realiza grandes composições, muitas vezes, partindo da simplicidade.

Você acredita que é possível transformar vidas a partir disso?
Sim, acredito. Transformamos vidas quando projetamos e oferecemos ao cliente um espaço personalizado. Transformamos sonhos em realidade; conectamos as pessoas aos espaços e vice-versa; trazemos à realidade tudo aquilo que as pessoas imaginam. A arquitetura vai muito além de elaborar projetos, mas realizá-los.

Projeto da arquiteta

E qual é o seu principal objetivo ao iniciar os projetos?
Para todos os segmentos, seja residencial, comercial, corporativo ou
hospitalar, deve-se estudar, inicialmente, a localização, os acessos, verificar a viabilidade técnica e também ambiental. Estudo todo o espaço físico. Além disso, tenho uma agradável conversa com o cliente e, posteriormente, é formulado um briefing, para descobrir sua real necessidade. A partir disso, as informações coletadas servirão de apoio para executar um estudo preliminar. Todo o planejamento é baseado nas necessidades do cliente, buscando equilíbrio entre o desejo e a realidade.

Além da beleza, você acredita que a Arquitetura pode ser funcional às necessidades cotidianas, certo? Como isso poderia ser aplicado?

Desenvolvo projetos de Arquitetura e Interiores sempre privilegiando a luz
natural, a ventilação, o fluxo. Além disso, prevejo marcenaria adequada para otimizar o espaço, apontando materiais para cada área específica e moldando a funcionalidade dos espaços. Dessa forma, se tornarão úteis
e práticos, aumentando a qualidade de vida das pessoas. Sem esquecer,
também, do uso da tecnologia, que traz grandes facilidades.


Como é trabalhado o vínculo com os clientes, para conhecer os gostos e entender as necessidades para os ambientes?

Uma obra sempre perdura para além de nossas vidas. Estará presente por muitos anos e o cliente pode ser uma pessoa, ou uma empresa, que deseja um espaço bem planejado. Por isso a importância e necessidade de ser um profissional criterioso, atento, comunicativo, que inspire confiança e empatia. É preciso ir além das habilidades de ouvir e atuar com ética, respondendo as dúvidas do cliente com conhecimento técnico. É importante compreender as necessidades objetivas e subjetivas do futuro usuário do projeto. Do contato cliente/arquiteto, muitas vezes, nasce uma relação que pode se tornar amizade.


É possível realizar projetos lindos, bem trabalhados e com pouco espaço?
“Pequenos espaços, grandes ideias”!É importante tirar proveito de cada
centímetro. Usar elementos visuais diferentes, como cor, é uma maneira de organizar áreas. Além disso, o layout predefinido também auxilia na idealização de uma composição elegante, confortável e adequada ao seu estilo e personalidade. É preciso ser criativo, porque a criatividade ajuda a driblar a falta de espaço. E vale lembrar que os imóveis compactos
também são tendência de mercado.

Com relação a todas as mudanças geradas pela pandemia do novo coronavírus, como arquiteta, quais dicas você daria para adaptação e melhoria dos ambientes?
Sempre priorizamos ambientes ventilados, iluminados, funcionais e seguros. Devido à pandemia, a maior parte das atividades passaram a ser feitas em casa, como trabalho e educação. Passar mais tempo em
casa exige, também, soluções para descanso e lazer. A prioridade nos projetos de decoração tem sido o home-office. Mas existem algumas tendências, como as salas infantis (brinquedoteca), entretenimento audiovisual (salas de cinema), espaços para exercícios físicos.

Existe algum projeto em andamento? Poderia nos contar um pouco sobre ele?
Sim! Estou executando um lindo projeto com uma equipe muito eficiente e dedicada. É uma estrutura com base retangular e cinco pavimentos.
Está sendo construído com aço, que é a estrutura principal do
projeto. Já na fachada, o material mais importante é o vidro.
O projeto abriga consultórios, salas de exames, procedimentos, etc. Está
localizado na área central da cidade, o que reflete a ambição de ser mais
uma unidade do Grupo Imne.

Quais os seus planos futuros de carreira? Já existem novas propostas
a serem implantadas e novidades para os clientes?

A Arquitetura exige, como em outras profissões, uma atualização constante. Sempre há algo novo no mercado, como revestimentos e diferentes dimensões, novos materiais construtivos, novas técnicas construtivas.
Estamos sempre atentos a descobrir novidades em Feiras, Mostra de Decoração e em viagens, a qual é a minha preferida. Meu plano para o futuro é continuar atuando no mercado, sempre com disponibilidade de atendimento aos clientes.