×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Canais de Cambaíba e São Bento passam por limpeza e recuperação

O trabalho conta com uso de máquinas e apoio de barqueiros, resultado de uma parceria entre Prefeitura de Campos e Asflucan

Agricultura
Por Redação
20 de julho de 2021 - 8h27

A Prefeitura de Campos firmou parceria com a Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan) para realização de obras de recuperação do Canal Cambaíba e do Canal São Bento. Superbombas da Asfucan estão instaladas no Rio Paraíba do Sul, na entrada do Canal, para aduzir água na direção do Canal Coqueiros. A medida contempla os produtores rurais do Assentamento do Incra em terras da antiga Usina Cambaíba, além de aumentar o volume de água neste canal. Isto contribui para oxigenar a água que há mais de quatro anos se encontra estagnada.

A dragagem de manutenção do Canal São Bento ajudar a drenar as propriedades de produção agrícola e de pecuária de leite. Houve alagamento devido à falta de escoamento. O leito do canal que, por estar sem limpeza de manutenção desde 2016, está assoreado e tomado de vegetação que impede o fluxo natural das águas para desaguar na Lagoa Feia e no mar.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Junior, visitou áreas onde os serviços com a retroescavadeira estão sendo realizados.

“Esta parceria com a Asflucan tem sido muito importante para evitar danos maiores aos produtores rurais. Já fizemos a limpeza nos Canais de Cambaíba, no Canal de Ligação e São José, no perímetro urbano, e nos trechos críticos dos canais São Bento, Quitinguta e no Canal das Flechas junto das comportas. Para fazer um trabalho eficiente, a Secretaria de Agricultura contratou barqueiros experientes que auxiliam o trabalho da máquina cortando com foices a vegetação presa nos pilares e, dessa forma, liberamos o fluxo das águas”, conclui o secretário.

Fonte: SubCom/PMCG