O desafio da atuação do profissional de psicologia diante da diversidade sexual e da violência de gênero é o tema de um seminário que vai acontecer na quinta-feira (23), a partir das 18h, no auditório do Institutos Superiores de Ensino do Censa (Isecensa). A realização do evento é fruto de uma parceria da instituição de ensino junto ao Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ). A entrada é gratuita, com vagas limitadas.
Durante a programação, serão promovidas mesas redondas e debates sobre diversidade sexual, identidade de gênero e violência contra a mulher. Haverá ainda o lançamento do livro “Deserdados Sociais: condições de vida e saúde dos presos do estado do Rio de Janeiro”, de Cecília Minayo e Patrícia Constantino, que é professora do Isecensa. A obra evoca uma discussão sobre as desigualdades, as iniquidades e a violência social entranhadas na realidade brasileira e expressas na situação de encarceramento, tendo a questão da saúde analisada junto ao contexto social dos presos.
“Embora o conteúdo seja voltado para profissionais e estudantes de Psicologia, o seminário é aberto a qualquer interessado em ampliar seus conhecimentos e participar de um debate democrático sobre estes assuntos, tão importantes e em alta na sociedade”, reforçou Edson Andrade, professor do Isecensa e um dos organizadores do evento.