×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Descarte de embalagens de defensivos agrícolas é alvo de campanha ambiental

Ambientalistas e representantes da prefeitura de Campos prepararam-se para o Dia Nacional do Campo Limpo

Meio Ambiente
Por Redação
9 de agosto de 2019 - 15h35

Descarte de embalagens contaminadas é tema de campanha (Foto: Arquivo)

O Dia Nacional do Campo Limpo será comemorado na próxima sexta-feira (16), às 9h, na localidade de Ribeiro do Amaro, em Campos. O objetivo é conscientizar sobre o uso dos defensivos agrícolas e o descarte correto das embalagens. O evento já é realizado há 14 anos. Desta vez a programação será realizada ao longo dos meses de agosto e setembro, com atividades educativas, palestras e recolhimento de embalagens.

A  ação será realizada na única Central de Recolhimento de Embalagens do Estado do Rio de Janeiro situada na localidade de Ribeiro do Amaro, distrito de Travessão. “Começamos com o trabalho nas escolas, com a intenção de aumentar essa consciência nas zonas rurais, para que as crianças levem as informações aos pais. O objetivo é aumentar o nível de informação. As escolas trabalham com material didático para orientar os alunos em sala de aula”, explicou Frederico Veiga, coordenador do projeto em Campos.

Há quatro anos, o projeto foi ampliado para educação ambiental com todos os tipos de resíduos sólidos.
“Alunos das escolas de Campos, São João da Barra, Cardoso Moreira e São José de Ubá participam da campanha. Este ano iremos escolher o melhor desenho de um aluno do 4º do ensino fundamental e a melhor redação do 5º ano das unidades participantes. Os vencedores estarão concorrendo com estudantes de todo o país que também participam da campanha educacional”, explicou Frederico Veiga.

A programação pelo Dia do Campo Limpo, continua no dia 05 de setembro, com apresentações sobre o tema “Ambiente Rural”, no campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. No dia 28 de setembro, para encerrar as atividades, acontecerá um encontro voltado para produtores rurais.