Muita expectativa em torno da grade de shows com alguns nomes já divulgados
No ano em que a Exposição Agropecuária de Campos – uma das mais antigas do estado do Rio de Janeiro – completa 60 anos, a festa vai ter uma série de alterações. Um dos principais shows foi anunciado durante a semana e será com a cantora Marília Mendonça.
A principal mudança é que festa vai acontecer em parceria com o grupo empresarial Excess Club, mas esse acordo vai além da promoção dos shows. Um dos organizadores, o empresário Sérgio Ribeiro garante que vai buscar parcerias para garantir uma programação para toda a família.
Outra mudança é a data do evento. Normalmente realizada no início ou meados do mês de julho. Em 2019, a Expoagro vai acontecer no final de julho e se estender para o início do mês de agosto, praticamente se unindo a tradicional festa do padroeiro campista: São Salvador, comemorado no dia 6 de agosto.
Os concursos leiteiros e os leilões continuam mantidos.
O assessor de imprensa do grupo Excess, Fábio Abud, comemorou: “A assinatura do contrato deu- se na sede da FRC, na presença de Sérgio Ribeiro, Diretor do Grupo Excess, Ronaldo Arêas e Abinho Neme, presidente e vice-presidente da FRC. Podem aguardar que vem muita coisa boa por aí”, garantiu.
A organização quer manter a tradição rural do evento com a cavalgada de abertura
De acordo com Sérgio, o presidente da Fundação, Ronaldo Arêas, por meio do vice-presidente Abinho Neme o procurou para a realização das parcerias. “Estamos conversando há 30 dias e chegamos ao denominador comum durante a semana passada. O contrato foi assinado na quarta-feira (30). Agora vamos explorar toda a arte intelectual e artística em conjunto com a Fundação Rural. Essa parceria entre a FRC e a empresa é para fazer toda a gestão da festa. Entre as mudanças, decidimos mudar a data para
esticar a programação”, contou.
A parceria entre os dois grupos está viabilizando contratos para instalar um diferente parque de diversões no espaço para tornar a parte destinada à famílias e às crianças mais atrativa. Os grupos também estão planejando viabilizar entrada franca em alguns dias e horários do evento para atrair mais público.
O próximo passo será a identificação e conferir a disponibilidade de artistas de renome nacional para promover os shows. “Por enquanto não tem nada certo, assim que confirmarmos vamos divulgar”, falou.
Grupo empresarial Excess
Leandro Silva e Sérgio Ribeiro são sócio-proprietários do Grupo Excess. Eles são de Araruama, na Região dos Lagos, mas promovem eventos em todo o estado do Rio de Janeiro, como em Búzios, um dos balneários mais charmosos da região. O grupo também é conhecido pela ousadia em levar grandes nomes da música brasileira aos palcos, entre eles, Wesley Safadão, um dos shows populares mais caros do Brasil.
Em Campos, o grupo empresarial atua há 8 anos e já conquistou o público jovem da cidade.
Toda logística da exposição deste ano que começa a ser pensada cedo será mudada
Parque interditado
De acordo com o comandante do 5o Grupamento de Bombeiro Militar, Rodrigo Rangel Barcelos, as pendências administrativas da FRC se arrastam desde 2015 e, em 2018, a Expoagro só foi realizada graças a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ). Rodrigo nega que o parque esteja totalmente interditado, pois o laudo de interdição só é emitido quando o estabelecimento oferece risco eminente ao público, o que, segundo ele, não é o caso. No entanto, não possui todos os requisitos para promover evento grande aberto ao público.
“Desde 2015, eles vem tentando se regularizar, mas na última vistoria feita pelo 5o GBM, foram identificadas irregularidades administrativas que impossibilitam a emissão de certificados de aprovação e registro. A FRC só terá autorização para promover eventos abertos ao público depois que todas as exigências forem cumpridas ou, por via judicial”.
Segundo Sérgio Ribeiro, tido está caminhando para que o parque seja liberado nos próximos meses.
Grandes nomes da música brasileira já se apresentaram no local
Um dos recordes de público nas últimas exposições agropecuárias foi o grupo Roupa Nova. Lulu Santos, Zeca Pagodinho, Pixote, Cidade Negra, Titãs, Kid Abelha, Jota Quest, Anitta e Ludmilla também atraíram grande público recentemente. Até o rei Roberto Carlos já pisou nos palcos da Fundação Rural de Campos, embora não tenha sido durante as exposições. Bandas locais, como Os Mulekes, Grupo Zonal Sul, Forró Di doido e Sandro Bali também já se apresentaram em show que antecediam os principais das noites.
Cavalgadas
Tradicionalmente, as cavalgadas abrem as Exposições Rurais de Campos, sempre no último final de semana, antes do lançamento oficial da festa. As cavalgadas contam com a participação de centenas de cavaleiros e amazonas campistas e pessoas de diversas cidades da região. Em 2018, 300 pessoas participaram da cavalgada. Eles costumam ser recebidos no Parque de Exposições da FRC e após o café da manhã, percorreram as principais ruas do município anunciando o início dos festejos.
A cavalgada é uma oportunidade de reunir os produtores rurais de todo Estado, além de ser um momento de troca e familiarização entre os amantes do mundo rural.
Muitas crianças participam do evento. O pequeno Luiz Antônio da Silva, de apenas 11 anos é um deles. “Sempre tive vontade de participar, pois ando a cavalo desde muito novo e aproveito a oportunidade para reunir alguns amigos e quero participar todos os anos, pois é muito legal”, disse.
Estrutura do Parque
Seus espaços diferenciados contam com pista de grama e de areia, boates, salões, restaurantes, tattersal (local de leilões), espaço para realização de feiras e eventos como casamentos, formaturas, eventos empresariais. Durantes as exposições agropecuárias, esses espaços servem para instalação de estandes, muito requisitados por empresários, comerciantes, sociedade civil e políticos para divulgarem seus trabalhos e produtos, já que as exposições costumam atrair um público diversificado e grande.
História da Fundação Rural de Campos
As exposições agropecuárias em Campos tiveram início em 1954 com a criação da Associação Rural, e somente eram realizadas quando alguma autoridade política visitava a região.
Em 1966, a Associação Rural é transformada em Fundação Rural, tendo à frente Rubens Venâncio, como presidente, e João Sobral, na vice-presidência, foi então, que as exposições passaram a ser realizadas anualmente.
“Festa do Trabalho”: O comerciante e vice-presidente da FRC por 19 anos, João Sobral, considerava a Exposição Agropecuária a “Festa do Trabalho”, por reunir o comércio, a indústria e o setor agropecuário.
2009 – A comemoração dos 50 anos de exposição é marcada pelo retorno da tradicional e antiga cavalgada de abertura pelas ruas da cidade.
2010 – a 51ª Expoagro traz como parceria a Liga Nacional de Rodeios e o Circuito Barretos de Rodeio, a maior e mais conhecida festa de rodeio brasileira.