

Fãs da astronomia terão um espetáculo especial no fim de fevereiro: seis planetas do sistema solar poderão ser vistos no céu em um raro agrupamento planetário, fenômeno também observável no Brasil. As informações são da Deutsche Welle.
No dia 28 de fevereiro, Mercúrio, Vênus, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno aparecerão próximos no céu, formando o chamado “desfile” de planetas. Vênus, Júpiter, Saturno e Mercúrio poderão ser vistos a olho nu, enquanto Urano e Netuno exigirão telescópio.
Embora essa seja a melhor data para observação, o fenômeno já poderá ser percebido alguns dias antes. O horário ideal é entre 15 e 30 minutos após o pôr do sol, quando os planetas estarão mais visíveis acima do horizonte.
Agrupamentos planetários ocorrem quando três ou mais planetas parecem alinhados no céu. Quanto maior o número de astros envolvidos, mais raro é o evento. Segundo a NASA, para serem vistos com facilidade, os planetas precisam estar alguns graus acima do horizonte, já que a atmosfera e obstáculos como prédios e árvores podem dificultar a visualização.
Apesar do nome popular, os planetas não ficam realmente em linha no espaço — o efeito é apenas visual, resultado das órbitas semelhantes dos astros ao redor do Sol, que fazem com que pareçam próximos quando observados da Terra.
Com informações do G1