×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Pomares e bosques urbanos planejados em Campos

Seis novos espaços verdes já foram implantados em áreas que antes eram subutilizadas ou ocupadas de forma inadequada

Meio Ambiente
Por Redação
9 de janeiro de 2026 - 7h17

Plantio de árvores no Flamboyant (Divulgação)

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, vem ampliando a criação de pomares e bosques urbanos em diferentes pontos da cidade de Campos dos Goytacazes. A iniciativa tem como objetivo promover benefícios ecológicos, sociais, educativos e urbanísticos, consolidando-se como uma importante política pública ambiental no município.

Ao todo, seis novos espaços verdes já foram implantados em áreas que antes eram subutilizadas ou ocupadas de forma inadequada. A proposta é ressignificar esses locais, transformando-os em ambientes de convivência comunitária, lazer e contato direto com a natureza, além de contribuir para a melhoria da paisagem urbana, da qualidade do ar e do microclima.

Entre os espaços contemplados estão a Lagoa do Vigário e o Bosque Hélio Coelho, ambos em Guarus, além de áreas nos bairros Vivendas do Coqueiro, Parque Rodoviário e Flamboyant. As regiões passaram por processos de requalificação ambiental e paisagística, fortalecendo a sustentabilidade urbana e estimulando a biodiversidade.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Jorge Rangel, o ano de 2025 marcou um avanço significativo na ampliação das áreas verdes no município. “A iniciativa dá nova função a locais que antes eram usados de maneira inadequada, muitas vezes como pontos de descarte irregular de resíduos ou espaços ociosos. Com a implantação dos pomares e bosques, esses ambientes passaram a ser de uso coletivo, promovendo senso de pertencimento, valorização dos bairros e melhoria da qualidade de vida da população”, destacou.

Além dos impactos ambientais positivos, os pomares e bosques urbanos também funcionam como ferramentas de educação ambiental, permitindo que crianças, jovens e adultos compreendam, na prática, a importância da preservação dos recursos naturais e da convivência equilibrada entre o desenvolvimento urbano e o meio ambiente.

Com informações da Secom