×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Enem 2025 tem presença de 70% dos inscritos nos dois dias de prova

Gabarito oficial será divulgado no dia 20; pedidos de reaplicação podem ser feitos até sexta-feira

Educação
Por Redação
17 de novembro de 2025 - 8h40

Reprodução Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que cerca de 70% dos mais de 4,81 milhões de inscritos confirmados compareceram aos dois dias do Enem 2025, realizados em 9 e 16 de novembro. A abstenção no primeiro domingo foi de 27%. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o índice é semelhante ao registrado em anos anteriores. Os dados finais serão divulgados junto ao resultado do exame, previsto para janeiro de 2026.

O gabarito oficial do segundo dia de provas será divulgado nesta quinta-feira (20). Santana destacou ainda que, a partir de 2026, o Enem passará a ser usado também para avaliação da conclusão do ensino médio, substituindo a prova do Saeb, devido à maior dedicação dos estudantes ao exame que dá acesso ao ensino superior.

O MEC estuda aplicar o Enem de 2026 em língua portuguesa para brasileiros e estrangeiros em capitais de países do Mercosul — Buenos Aires, Assunção e Montevidéu — no formato digital. O Inep deve concluir os estudos até março de 2026.

A aplicação do Enem neste domingo ocorreu sem grandes ocorrências. Cerca de 1,7 mil candidatos foram eliminados por descumprir regras, número abaixo da média histórica. No Rio de Janeiro, inscritos que fariam a prova no Ciep 173, em Acari, terão reaplicação no dia 17 de dezembro devido a um tiroteio na região durante a manhã.

No segundo dia, os candidatos responderam questões de matemática e ciências da natureza, com a inovação do método testlet, que agrupa itens relacionados a um mesmo texto. As provas foram aplicadas em 165 mil salas distribuídas por 1.805 municípios, todas equipadas com detector de metais. Mais de 585 mil profissionais trabalharam na operação.

A reaplicação do Enem poderá ser solicitada por candidatos afetados por problemas logísticos, desastres naturais ou doenças infectocontagiosas, entre esta segunda-feira (17) e sexta (21), pela Página do Participante. As novas provas ocorrerão em 16 e 17 de dezembro. O Paraná terá reaplicação após um tornado destruir parte de Rio Bonito do Iguaçu.

Por causa da COP 30, candidatos de Belém, Ananindeua e Marituba farão as provas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.

As notas do Enem podem ser usadas para ingresso em universidades públicas e privadas, financiamento estudantil, acesso a instituições portuguesas e certificação do ensino médio. Concluintes participantes do programa Pé-de-Meia que fizerem os dois dias de prova receberão um incentivo adicional de R$ 200.

Fonte: Agência Brasil