×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Bancos promovem mutirão para negociar dívidas em atraso

Mais de 160 instituições participam da iniciativa, que vai até 30 de novembro

Economia
Por Redação
3 de novembro de 2025 - 12h48

Centro de Campos reúne várias agências bancárias (Foto: Silvana Rust)

Consumidores com dívidas no cartão de crédito, cheque especial, empréstimos pessoais ou consignados têm até o dia 30 de novembro para participar do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, que reúne mais de 160 instituições financeiras, além do Banco Central, Procons e da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

A iniciativa oferece condições especiais para quem deseja regularizar débitos bancários, como descontos, parcelamentos e juros reduzidos. Não entram na ação financiamentos de veículos, motocicletas ou imóveis.

As negociações podem ser feitas diretamente nos canais oficiais dos bancos participantes ou pelo portal Consumidor.gov.br, plataforma pública e gratuita que conecta clientes e empresas. Para acessar o serviço, é necessário ter conta nível Prata ou Ouro no aplicativo Gov.br.

Segundo a Febraban, o mutirão é uma oportunidade para “retomar o equilíbrio financeiro e evitar a inadimplência prolongada”. Em casos de superendividamento, o processo de negociação exige acompanhamento dos Procons, que auxiliam na criação de um plano de pagamento adequado à realidade de cada pessoa.

Todas as informações sobre as instituições participantes e os canais de atendimento estão disponíveis no site Meu Bolso em Dia, da Febraban.

O consumidor também pode verificar suas pendências bancárias pelo Registrato, sistema do Banco Central que reúne dados de dívidas e operações financeiras.

Para quem possui débitos com empresas de varejo, telecomunicações ou concessionárias, o Feirão Serasa Limpa Nome continua oferecendo descontos e condições especiais para a quitação de dívidas não bancárias, inclusive nas agências dos Correios participantes.

Fonte: Agência Brasil