Moradores da localidade do Imbé, em Campos, pretendem erguer uma ponte provisória sobre o Rio Mocotó após quase dois anos sem acesso seguro. A antiga ponte de madeira, por onde passavam tratores e caminhões, ruiu e, desde então, famílias enfrentam dificuldades para atravessar o rio, principalmente em casos de emergência. Alguns se arriscam nadando em determinados pontos. Sem solução da Prefeitura, a comunidade decidiu fazer uma campanha e arrecadar dinheiro para financiar a construção de uma nova ponte.
“A iniciativa atual conta com apoio técnico de engenheiros voluntários e com uma campanha de doações que já arrecadou cerca de R$ 10 mil”, explica o guia e morador Enos Gama Júnior, um dos coordenadores da campanha. Segundo os moradores, tentativas anteriores de construção de passarelas provisórias falharam: a última quase provocou acidentes graves, quando cabos romperam e quase atingiram um morador.
A expectativa é finalizar a obra antes da temporada de chuvas, aproveitando mão de obra local e materiais doados, garantindo segurança e funcionalidade para as seis famílias mais afetadas. Os moradores afirmam que não esperam solução da Prefeitura, que há dois anos não concluiu o projeto licitado para a passarela, estimado em R$ 150 mil, segundo eles.
O J3News registrou alguns transtornos enfrentados por moradores da região nos últimos anos. Sem a ponte, veículos estão impedidos de passar pelo local devido à falta da estrutura.
A reportagem procurou a Prefeitura de Campos para saber se há projeto e prazo para solução do problema, mas não houve resposta até o fechamento desta edição.