×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Rio inicia fiscalização para prevenir intoxicação por metanol em bebidas

Ação da Vigilância Sanitária tem apoio do Procon e já interditou três estabelecimentos

Estado do RJ
Por Redação
3 de outubro de 2025 - 8h00
Ilustração/Arquivo

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro iniciou nesta quinta-feira (2) uma operação de fiscalização em bares, restaurantes, supermercados, casas de shows, quiosques e outros pontos de venda de bebidas alcoólicas. O objetivo é prevenir casos de intoxicação por metanol, substância altamente tóxica encontrada em bebidas adulteradas e que já provocou mortes em outros estados. Até o momento, não há registros de intoxicação no município.

A ação é conduzida pelo Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (Ivisa-Rio), com apoio do Procon. As equipes verificam notas fiscais, origem das bebidas – principalmente destiladas – e coletam amostras para análise laboratorial em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além disso, um alerta foi enviado a hospitais públicos e privados para que casos suspeitos sejam notificados de imediato.

No primeiro dia, 20 equipes percorreram estabelecimentos na Barra da Tijuca, Leblon, Gávea, Botafogo, Copacabana, Ipanema e Tijuca. Ao todo, 61 locais foram inspecionados, três interditados por falta de higiene, e diversas bebidas com rotulagem inadequada foram apreendidas.

“Essa situação com o metanol é gravíssima. Estamos fazendo uma fiscalização rigorosa e não haverá tolerância com adulteração. Já orientamos também as unidades de saúde para agir rápido diante de casos suspeitos”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

O metanol pode causar intoxicação grave mesmo em pequenas quantidades. Os sintomas incluem visão turva, desmaios, convulsões, náuseas, vômitos e dores abdominais, podendo evoluir para cegueira e até morte. Em caso de suspeita, a recomendação é procurar imediatamente atendimento médico. O tratamento deve ser feito em ambiente hospitalar, com uso de antídotos específicos.

A fiscalização continua nesta sexta-feira (3), com foco em bebidas destiladas como uísque, gim e vodca.

Canais de emergência para orientação incluem o Disque-Intoxicação da Anvisa (0800 722 6001) e os Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox).

Fonte: Agência Brasil