×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Desfile de 7 de Setembro em Campos reforça importância da pauta ambiental

Várias pessoas assistiram aos desfiles de escolas e bandas no Cepop

Geral
Por Redação
8 de setembro de 2025 - 0h01

Wladimir e militares em desfile cívico (Fotos; César Ferreira)

O tradicional Desfile Cívico-Militar da Independência do Brasil lotou, neste domingo (7), o Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), em Campos dos Goytacazes. Autoridades das Forças Armadas, do Poder Público, além de escolas e entidades civis participaram da solenidade, que neste ano teve como tema “Mudanças Climáticas: causas, efeitos e consequências”.

O prefeito Wladimir Garotinho abriu o ato cívico, acompanhado da primeira-dama Tassiana Oliveira, e destacou a importância de celebrar a data histórica refletindo sobre questões atuais.

“O Desfile Cívico-Militar é uma tradição em Campos e a gente mantém isso com muito orgulho. Muitas escolas municipais participam, o que é importante para que as crianças entendam a importância da Independência, uma data que é um marco histórico. Este ano temos dois recados importantes: o Setembro Amarelo, motivo pelo qual os secretários estão de gravata amarela, e a luta pela derrubada do veto ao projeto que reconhece nossa região como semiárida, representada pela gravata verde que estou usando”, afirmou.

Durante a cerimônia de abertura, foram hasteadas as bandeiras de Campos, do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil, com a execução do Hino Nacional. Em seguida, o prefeito fez revista à tropa em carro oficial do Exército, acompanhado dos comandantes do 8º Batalhão de Polícia Militar, do 5º Grupamento de Bombeiros Militares e da 2ª Companhia de Infantaria.

Além da reflexão sobre as mudanças climáticas, Wladimir lembrou da importância do projeto de reclassificação climática das regiões Norte e Noroeste Fluminense, de sua autoria, quando deputado federal em 2019. “Esse projeto foi aprovado na Câmara e no Senado, mas vetado pelo presidente Lula. Vamos nos organizar para tentar derrubar o veto, porque essa conquista fará bem a toda a região”, ressaltou.

Prefeito Wladimir e a primeira dama Tassiana

O desfile contou com a participação de 27 bandas municipais e três estaduais, além de duas escolas estaduais, duas particulares e quatro municipais, totalizando cerca de 4.500 pessoas. O público lotou as arquibancadas para acompanhar os pelotões militares, as secretarias municipais, entidades e escolas.

Em um dos momentos mais simbólicos, o prefeito chegou a tocar o bumbo junto à fanfarra do Colégio 29 de Maio, uma das atrações mais aguardadas do evento. Entre os presentes, estava a aposentada Maria da Penha Velasco Siqueira, de 66 anos, que se emocionou ao acompanhar mais uma vez a celebração. “Todos os anos eu venho, chego cedo para garantir lugar na arquibancada. É lindo demais ver as escolas e as bandas. Eu amo”, afirmou.