×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Justiça mantém prisão do deputado estadual TH Joias

Parlamentar é suspeito de intermediar compra e venda de armas para facção criminosa

Geral
Por Redação
5 de setembro de 2025 - 7h15

Deputado Tiego Raimundo é mantido preso (Reprodução)

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro manteve, nesta quinta-feira (4), a prisão preventiva do deputado estadual Tiego Raimundo dos Santos Silva (MDB), conhecido como TH Joias. O parlamentar é acusado de intermediar negociações de armas destinadas ao Comando Vermelho, principal facção criminosa do estado.

Na mesma audiência de custódia, também tiveram as prisões mantidas o traficante Gabriel Dias de Oliveira, o Índio do Lixão, e o assessor parlamentar Luiz Eduardo Cunha Gonçalves, conhecido como Dudu. Eles foram presos durante a operação que levou TH Joias a ser detido em sua residência, em um condomínio de luxo na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio.

De acordo com a denúncia apresentada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), os três responderão por associação criminosa e comércio ilegal de armas de fogo de uso restrito. A investigação aponta que o grupo atuava em transações de alto valor, envolvendo cerca de R$ 5 milhões, além de possíveis esquemas de lavagem de dinheiro.

O procurador-geral de Justiça do estado, Antonio José Campos Moreira, informou que também será apurado um possível vazamento da operação, já que os promotores identificaram indícios de destruição de provas e uma tentativa de fuga na noite anterior à ação policial.

As investigações ainda incluem suspeitas de utilização de uma franquia de produtos de um clube de futebol carioca, localizada no Mato Grosso do Sul, para ocultação de capitais. Segundo o MPRJ, o faturamento declarado pelo negócio seria incompatível com a atividade exercida.

Outro ponto sob apuração é a suspeita de corrupção, com oferta de propina a policiais por meio de um advogado ligado aos investigados.