Começa nesta terça-feira, dia 1º de julho, a substituição da dose de reforço da vacina meningocócica C (conjugada) pela vacina meningocócica ACWY (conjugada). A medida faz parte das Diretrizes para Enfrentamento das Meningites até 2030, do Ministério da Saúde, e garante proteção para as crianças de 12 meses.
Com a substituição, o esquema primário com meningocócica C será da seguinte forma: a primeira dose aos 3 meses de vida e a segunda dose aos 5 meses. Já a dose de reforço com a meningocócica ACWY será aos 12 meses. Também será feita uma dose da ACWY para crianças e adolescentes com idades entre 11 e 14 anos, conforme situação encontrada.
Além disso, a criança que recebeu o esquema primário e o reforço com a vacina meningocócica C não precisa receber a dose de reforço com a vacina meningocócica ACWY, pois nessa situação o esquema está completo. Outra informação importante é que aquelas crianças que perderam a oportunidade de receber o reforço aos 12 meses poderão recebê-lo até 4 anos, 11 meses e 29 dias.
As diretrizes para enfrentamento das meningites estabelecem estratégias para o combate às principais causas de meningite bacteriana aguda (meningococo, pneumococo, Haemophilus influenzae e estreptococo do grupo B) e entre elas está a proteção por meio das vacinas meningocócicas C e ACWY.
Fonte: Prefeitura de Campos