×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Estado do Rio intensifica vacinação contra a gripe com postos volantes

Unidades móveis são parte da estratégia para ampliar a cobertura vacinal

Vacinação
Por Redação
1 de julho de 2025 - 7h59
Reprodução Agência Brasil

Com o objetivo de ampliar a imunização contra a gripe nos 92 municípios fluminenses, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) está reforçando a campanha com postos volantes. Nesta terça (1º) e quarta-feira (2), a vacinação será realizada na Praça Nossa Senhora da Conceição, em Queimados, na Baixada Fluminense. Já nos dias 3 e 4 de julho, as unidades estarão em Paraíba do Sul: primeiro na Praça Garcia, no Centro, e depois na Praça José da Motta Vizeu, no bairro Werneck.

A campanha de vacinação contra a gripe teve início em 2 de abril e busca imunizar cerca de 4,4 milhões de pessoas nos grupos prioritários, como crianças, gestantes e idosos. Até o momento, foram aplicadas aproximadamente 2,3 milhões de doses, sendo pouco mais de 1 milhão destinadas especificamente a esse público mais vulnerável.

Apesar dos esforços, a cobertura vacinal segue baixa. Até o último dia 23 de junho, apenas 25,32% do público-alvo havia sido imunizado, bem abaixo da meta de 90% estipulada pelo Ministério da Saúde. Até 18 de junho, o estado já havia registrado 9.482 internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e 693 mortes.

Com a chegada do inverno, o alerta foi reforçado. “Temos observado um aumento na circulação do vírus da gripe e, infelizmente, também na gravidade dos casos. A vacinação é a principal forma de prevenção. Os imunizantes são seguros, gratuitos e não provocam efeitos colaterais. Por isso, convocamos a população a se vacinar e proteger seus familiares”, destacou a secretária estadual de Saúde, Claudia Mello.

Embora a vacina esteja liberada para todos a partir dos seis meses de idade, o foco segue sendo os grupos prioritários, que incluem:

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
  • Gestantes e puérperas
  • Idosos com 60 anos ou mais
  • Povos indígenas, quilombolas e pessoas em situação de rua
  • Trabalhadores da saúde, professores, profissionais de segurança, salvamento e Forças Armadas
  • Pessoas com deficiência permanente
  • Caminhoneiros, portuários, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e servidores dos Correios
  • População privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adolescentes sob medida socioeducativa

A vacinação contra a gripe segue disponível também nas unidades básicas de saúde, de forma gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Agência Brasil