Um grande apagão de energia elétrica atingiu nesta segunda-feira (28) várias regiões da Espanha e de Portugal. A interrupção do fornecimento começou por volta das 12h do horário local (7h de Brasília) e provocou transtornos em aeroportos, estações de trem e no trânsito das principais cidades.
A empresa ferroviária espanhola, Renfe, suspendeu seus serviços, enquanto a operadora de aeroportos Aena relatou atrasos, acionando geradores de emergência. Aeroportos como Barajas, em Madri, e El Prat, em Barcelona, registraram problemas, e no aeroporto de Lisboa houve restrições no tráfego aéreo.
Em Madri, estações de metrô foram evacuadas e o trânsito ficou caótico devido ao desligamento de semáforos. Em Portugal, semáforos apagados, fechamento dos metrôs de Lisboa e Porto e a paralisação dos trens foram confirmados pela polícia.
A Red Eléctrica, operadora de energia da Espanha, afirmou que ativou um plano de restauração em parceria com outras empresas do setor e já iniciava a recuperação gradual da rede elétrica. A distribuidora portuguesa E-Redes atribuiu o problema a uma falha no sistema elétrico europeu, o que obrigou cortes emergenciais para estabilizar a rede.
Na França, a operadora RTE confirmou uma interrupção breve, mas a energia foi rapidamente restabelecida. Até o momento, as causas do apagão seguem sob investigação pelas autoridades espanholas e portuguesas. A possibilidade de um ataque cibernético não foi descartada.
Com informações do G1