Licenciado do futebol profissional, o Goytacaz vive um imbróglio político e judicial há alguns meses. A guerra nos bastidores gerou ao clube uma situação inusitada. Atualmente, o Alvianil da Rua do Gás tem dois presidentes registrados em diferentes órgãos públicos oficiais.
Em consulta ao site da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), Reinaldo Ribeiro Filho aparece como presidente do clube campista. Já no sistema da Receita Federal, quem consta como presidente no Quadro de Sócios e Administradores (QSA) é Sérgio Luiz de Oliveira Alves.
Reinaldo foi eleito à presidência do Goyta em janeiro de 2022, com mandato se estendendo até 2025.
Em 14 de junho deste ano, Sergio Alves tomou o cargo (aqui), se valendo de uma assembleia – realizada no dia 12 de abril -, que destituía o presidente eleito do cargo.
A nova diretoria assumiu após alterar o CNPJ do clube junto à Receita Federal, colocando o nome de Sérgio como presidente no sistema do Governo Federal.
Acontece que, no dia 29 de julho, a juíza Helenice Rangel Gonzaga Martins, titular da 3ª Vara Cível de Campos, concedeu uma liminar (aqui) determinando a volta de Reinaldo Ribeiro Filho à presidência do Goytacaz.
O entendimento da Justiça é de que não houve quórum qualificado na assembleia e que o autor da iniciativa, Sergio Alves, buscou assinatura de pessoas na rua para tentar completar o quantitativo adequado, ferindo o estatuto da agremiação. Também faltaram nome completo e número de documentação dos presentes.
Na decisão, Reinaldo também ficou autorizado a alterar novamente o CNPJ do clube junto à Receita Federal, recolocando o seu nome como presidente do Alvianil.
Porém, ao que parece, tal providência ainda não foi tomada, tendo em vista que em consulta feita na data desta terça-feira (3) e confirmada nesta quarta-feira (4) ao sistema da Receita Federal, segue aparecendo o nome de Sergio Alves como presidente do Goytacaz.
Enquanto isso, Sérgio Alves exerce as funções de presidente no dia a dia da agremiação. Entre elas, o retorno das escolinhas e a tentativa de negociar dívidas com credores.
A situação conturbada se estende às redes sociais. No Instagram, há dois perfis que se apresentam como oficiais do clube. Um administrado pela gestão de Reinaldo e outro pela de Serginho.
A reportagem fez contato com a assessoria da Ferj, que afirmou que, para a federação, vale a última documentação recebida, constando a decisão judicial favorável à Reinaldo. Portanto, para a entidade máxima do futebol estadual, o presidente do Goytacaz é Reinaldo Ribeiro Filho.
“Para a federação, vale a última documentação enviada pelo clube, determinando a reintegração de posse a Reinaldo Ribeiro Filho à presidência. Portanto, a Ferj toma como base essa atualização para reconhecer o mandatário do clube”, disse a assessoria.
Já a Receita Federal, afirmou por meio de nota que não comenta sobre dados específicos de contribuintes.
Em meio a todo esse imbróglio, o estádio Ary de Oliveira e Souza, casa do Alvianil, está sendo leiloado, por conta de dívidas trabalhistas.
Saiba mais aqui: https://j3news.com/2024/12/03/filme-repetido-estadio-do-goytacaz-volta-a-ser-leiloado/