Dores crônicas não tratadas vão muito além de um simples incômodo. Afinal, elas podem afetar significativamente a qualidade de vida de quem convive com essa situação. Diante deste cenário, a médica Lara Martini, especialista em Medicina da Dor, trabalha visando garantir acolhimento e melhorar a qualidade de vida dos seus pacientes. Ela atua na Clínica Piassi, em parceria com seu marido, o neurocirurgião especialista em Coluna Vertebral e Dor, Dr. Eduardo Piassi.
O intuito é alcançar a recuperação rápida de lesões e melhoria da função corporal, através de uma abordagem inovadora e não invasiva para alívio da dor crônica.
“A Medicina da Dor é uma especialidade dedicada ao diagnóstico e tratamento de condições dolorosas, especialmente aquelas que acabam se tornando crônicas. A dor crônica é caracterizada por persistir por um período prolongado, muitas vezes além do tempo de cicatrização esperado. Podemos dizer que toda dor com duração maior que três meses, é definida como dor crônica”, explica Dra Lara. E acrescenta:
“Essas dores se manifestam em qualquer parte do corpo. Elas podem ser generalizadas, dores musculares, articulares ou ainda devido a traumas. A dor crônica pode ser multifatorial. Portanto, existem interpretações diversas para a dor, que podem ter sua causa ou piora por fatores emocionais, espirituais, financeiros, entre outros, o que denominamos de Dor Total“, complementa.
De acordo com a especialista, as principais ocorrências de dores crônicas são aquelas relacionadas a coluna, artrose, fibromialgia, além de síndromes miofasciais. “São diversas, mas podemos citar como principais os problemas degenerativos da coluna e das articulações como artrose de joelho, quadril e ombros, além de hérnias de disco, síndromes miofasciais e cefaleia”, detalha.
Ela destaca que a Clínica Piassi, situada no Centro de Campos, tem tecnologias pioneiras na cidade no tratamento da dor:
“Hoje existem várias opções de tratamento que vão além da medicação, como bloqueios e infiltrações que são guiados por ultrassonografia e minimamente invasivos, o uso da medicina regenerativa, ondas de choque, laser terapia, entre outros. Em nosso consultório, temos o primeiro aparelho de Terapia por Ondas de Choque Focais da região, uma tecnologia alemã muito eficaz no tratamento de dores musculoesqueléticas. Também fazemos tratamento com Laser de Alta Potência Super Pulsado, infiltrações guiadas por ultrassom, mesoterapia, além de terapias injetáveis, aliadas a medicina regenerativa”, relata.
Dra. Lara pontua ainda o quão relevante é dar a atenção adequada às dores crônicas, para o bem-estar do paciente. “Muitas vezes o paciente não é levado a sério, e muitos à sua volta não entendem como é desafiador lidar com a dor. Ela ainda pode vir acompanhada de outros sintomas, como fadiga extrema, ansiedade e até depressão”, explica.
A médica complementa apontando os cuidados que podem ser tomados em casos deste tipo de dor. “Além de um diagnóstico precoce, o acompanhamento multidisciplinar com psicoterapia, fisioterapia, e até nutrição, é extremamente importante. Não podemos deixar de pensar também na prevenção, para ter mais disposição e qualidade de vida, ao invés de esperar a dor se intensificar e mudar toda sua rotina para começar a dar atenção a sua saúde”, alerta.
A Clínica Piassi – Clínica da Coluna Vertebral e Dor – fica localizada no Edifício Connect Work, na rua Saldanha Marinho, nº 452, Centro salas 519 e 520. O contato é através do telefone dos telefones: (22) 997008088 ou (22) 30331121.
“Em nosso consultório, eu e Dr. Eduardo estamos unidos em um só propósito: aliviar o sofrimento dos nossos pacientes, trazer mais autonomia e esperança para os que confiam em nosso trabalho”, finaliza Dra Lara Martini.