Com três dias de funcionamento, a Festa Literária Sanjoanense (Felisan) já atraiu mais de 4 mil pessoas. O evento acontece até domingo, 10, no Ginásio Municipal de Eventos Esportivos e Culturais Arlindo Aquino, com mais de 100 atrações culturais na programação (clique aqui). O evento tem a parceria da Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL) e do Sesc/RJ via Hotel Sesc Grussaí, além do apoio das secretarias municipais de Educação e também de Turismo e Lazer.
Entre os visitantes, alunos da rede municipal de ensino e professores, que têm participado ativamente das atividades, aproveitando o voucher (vale-livro) no valor de R$ 60 para escolher suas obras preferidas para levar para casa. Foram distribuídos entre alunos, profissionais da rede e da Secretaria Municipal de Educação um total de 9.881 vouchers.
Desde a primeira edição, a Prefeitura investe na política de incentivo à leitura e acesso ao livro por meio da distribuição de vouchers para alunos da rede municipal de Educação, professores e profissionais da área técnica.
Para Joyce Sena, diretora da Creche Municipal Saul de Oliveira, o voucher tem um valor ainda maior para os alunos. “Quando eles recebem o voucher, também recebem o poder de escolher o livro que vão ler. Diferente do ambiente escolar, este tem um papel em que a leitura gera curiosidade e prazer, despertando um novo olhar pela leitura para esses alunos”, explicou.
Milhares de livros dos mais variados gêneros de 45 selos editoriais, inclusive de escritores sanjoanenses, estão à disposição do público. São 20 obras de autores locais que estão sendo lançadas durante a Felisan, dez delas oriundas do edital público municipal para publicação de livros, que já tem garantida uma segunda etapa com o incentivo a mais dez obras em 2025.
Quem visitar a Felisan também poderá fazer foto, em alguns momentos da programação, com a Narcizinha, a mascote da Festa Literária, que faz uma homenagem à escritora e poeta sanjoanense Narciza Amália.
Fonte: Prefeitura de São João da Barra