Dos 25 vereadores eleitos para a Câmara Municipal de Campos, seis são debutantes, ou seja, foram eleitos pela primeira vez. Ciro Rocha, Dudu Azevedo, Paulo Cothé, Jackson Souza, Wainer Teixeira e a caçula da turma, que se consolidou como a mais jovem eleita em todo o Brasil, Thamires Rangel. Eles assumem no dia 1º de Janeiro de 2025, para um mandato de quatro anos e o que se espera deles como dos demais, é o cumprimento de suas prerrogativas: legislar e fiscalizar.
O J3News revela o retrato desta nova formação da Câmara de Vereadores, com foco nesses seis novatos, onde muitos eleitores depositaram seus votos de confiança e de esperança. Pelo que cada um propõe se desenha uma legislatura promissora, elevando o nível da política.
Muitos desses novatos, na verdade, são profundos conhecedores de problemas antigos em áreas diferentes e, certamente, poderão dar grande contribuição para a política municipal, com propostas de novas ou aprimoramentos de leis já existentes.
É compreensível que os vereadores – e isso ocorre em todo país em todos os níveis do legislativo – deem atenção às suas bases eleitorais, atendendo e encaminhando demandas diversas do cotidiano do município. Contudo, é preciso que a Câmara de Vereadores, também chamada de Casa das Leis, exerça de forma plena o seu papel de legislar, paralelamente ao de fiscalizar, não menos importante.
O município precisa de novas leis sobre temas diversos, principalmente os mais atuais como mobilidade urbana e incentivos aos investimentos. Novas leis exigem debates, ouvir a sociedade organizada, atores envolvidos, o que ilustra o compromisso da Câmara com a democracia, que colocou cada um dos vereadores nela.