×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Aluna da rede estadual em Duque de Caxias vence Concurso Ciranda de Poesia

Laiany Mataini, de 15 anos, escreveu três poemas premiados

Literatura
Por Redação
11 de outubro de 2024 - 7h50

Laiany Mataini, de 15 anos

Uma conquista especial, que enche de orgulho a nossa rede. A aluna Laiany Mataini, da turma 1011 do Colégio Estadual Parada Angélica, de Duque de Caxias, foi a grande vencedora do tradicional Concurso Ciranda de Poesia, realizado pela Casa do Poeta do Rio de Janeiro no último dia 5 de outubro, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Ela venceu com três belos poemas, que refletem sobre o tempo e suas memórias.

“Eu amei a experiência, uma coisa nova na minha vida. Amei conhecer todos que estavam lá. Eles me acolheram superbem, fiz novas amizades com pessoas que eu nunca imaginei. E esse resultado foi surpreendente para mim. Fiz os poemas achando que não ia dar em nada e depois eu estava lá, ganhando o prêmio. Foi incrível!”, destacou a jovem, de 15 anos, que estuda na turma de tempo integral da unidade.

A Ciranda de Poesias do Rio de Janeiro está em sua 45ª edição e é um evento especial, com concurso de poemas, que, desde 1980, premia obras de autores que tem suas inspirações no cotidiano e na imaginação. Sua realização é sempre em outubro, em homenagem ao Dia do Poeta (20/10).

“Diante dos desafios que a realidade educacional nos impõe, perceber o interesse e a sensibilidade dos jovens pela leitura e, sobretudo, pela poesia é um ótimo sinalizador de que é possível criar um ambiente educacional mais dinâmico. O sorriso da jovem Laiany diante de sua conquista nos enche de felicidade e aquece uma parte importante do nosso fazer pedagógico, que por vezes se resfria”, comentou o diretor-adjunto da unidade, Alexsandro dos Santos Siqueira.

A Casa do Poeta do Rio de Janeiro nasceu em 20 de outubro de 1990, na Biblioteca Cecília Meireles, passando a organizar e realizar a Ciranda, que permanece com seu formato original. A grande atração do evento é o tradicional concurso de poemas, abrangendo todas as idades, fomentando e revelando novos talentos.

“A escola é o portal da transformação. Com certeza, ações desenvolvidas por toda a equipe pedagógica têm feito a grande diferença na formação de nossos alunos. Parabéns, Laiany e toda a equipe do Colégio Estadual Parada Angélica! Estamos muito felizes com este resultado”, celebrou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.

Uma vitória especial e emocionante. A 45ª Ciranda de Poesias do Rio de Janeiro é a prova de que a sociedade necessita de poesia!

Fonte: Secom