A grande estrutura de metal que ficava a frente do monumento do Lions, na lateral do Campos Shopping, no Centro de Campos dos Goytacazes, foi retirada na manhã desta terça-feira (1). A estrutura estava no local há, pelo menos, quatro anos. O J3News tem noticiado o abandono e constantes pichações ocorridas no monumento nos últimos anos. A estrutura estava à frente de três grandes letras L em mármore branco que compõem o monumento do Lions Clube, que fica na Avenida Rui Barbosa, bem em frente ao Terminal Urbano Luis Carlos Prestes. De acordo com a placa mais antiga, o memorial foi inaugurado em 1972 para lembrar os 15 anos de fundação do Lions Clube de Campos.
O J3News entrou em contato com a Secretaria de Turismo de Campos, que disse que “a limpeza do obelisco é mais uma etapa do projeto de revitalização do centro da cidade. As ações incluem o reparo de alguns equipamentos e a remoção de outros, como foi o caso da estátua de Tiradentes, que vai ser restaurada. Será retirado da área central o que está inutilizado, com foco na poluição visual, além disso, será mantida uma ação frequente de limpeza”, disse em nota.
O subsecretário de Turismo de Campos, Edvar Chagas Júnior, disse que a secretaria está fazendo limpeza, troca de lâmpadas, iluminação, entre outros trabalhos no centro, mas que precisa muito da contribuição da população. “Todo mundo continua jogando lixo na calçada e no calçadão. No final do dia é comum as lojas botarem uma quantidade de lixo na calçada. Então a gente precisa muito da colaboração de todos, entender que a gente precisa da casa limpa, a calçada é o nosso quintal, a nossa continuação da sua empresa, continuação da sua casa”, pediu Edvar.
Em sua coluna no impresso e no site J3News, Guilherme Belido citou o monumento em duas ocasiões: 9 de fevereiro de 2020 e em 8 de abril de 2024. “Exemplo está no monumento de mármore, defronte ao principal shopping do Centro, há muitos anos pichado e cujo canteiro virou depósito de sacos de lixo. Nas imediações, um visual horroroso, onde cada cantinho serve para se acorrentar bicicletas”, disse em 2020.
“O ‘monumento’ de lâminas de mármore verticais, erguidas no coração do Centro, na praça ao lado do Campos Shopping, está há anos pichado. A Prefeitura não dispõe de recursos para limpar?”, disse o colunista este ano.
Leia aqui: