×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Porto do Açu e HIF Global assinam reserva de área para a produção de e-metanol

Pelo acordo, a HIF reserva área dentro do hub pré-licenciado de hidrogênio e derivados do complexo, para desenvolver uma instalação de e-metanol.

Geral
Por ASCOM
25 de setembro de 2024 - 13h29
Foto: Arquivo J3

O Porto do Açu, um dos principais portos do Brasil, dá mais um passo significativo rumo à sustentabilidade e à inovação ao assinar, na última terça-feira (24), um contrato de reserva de área com a HIF Global, empresa multinacional de e-combustíveis que desenvolve projetos para combater as mudanças climáticas. Pelo acordo, formalizado em cerimônia realizada durante a ROG.e, principal feira de energia brasileira, a HIF reserva área dentro do hub pré-licenciado de hidrogênio e derivados do complexo, para desenvolver uma instalação de e-metanol.

A produção de e-metanol, um combustível limpo e inovador, será realizada utilizando hidrogênio gerado a partir de fontes de energia renováveis, juntamente com CO2 reciclado. Esse processo não apenas contribui para a descarbonização da matriz energética, mas também posiciona o Brasil como um líder na produção de combustíveis sustentáveis, com aplicações que abrangem desde o transporte até a geração de energia.

Executivos durante a a ROG.e (Rio Oil anda Gas), principal feira de energia do país

O projeto da HIF marca importante avanço na transição energética do país e visa fortalecer a posição do Porto como um polo nacional e global de hidrogênio verde. A iniciativa se integra à estratégia do governo federal de incentivar a inovação e a utilização de fontes renováveis de energia, alinhando-se com as metas de redução de emissões de carbono e combate às mudanças climáticas.

O Porto do Açu, localizado no estado do Rio de Janeiro, obteve a licença ambiental prévia para o desenvolvimento de um hub de larga escala de H2 e derivados. O complexo portuário se destaca como um importante centro logístico e industrial e agora se posiciona como um player no setor de energias renováveis. O projeto espera atrair novos investimentos e fomentar a economia local.

Fonte: Ascom