Em quem você votou na função de vereador na última eleição municipal? A maioria das pessoas tem que vasculhar a memória, juntar pontos de referências para responder, e muitas dessas respostas podem ser resumidas em um sonoro “não me lembro”.
A escolha do vereador é tão importante quanto à do prefeito. A Câmara de Vereadores norteará os passos do Executivo Municipal nos próximos quatro anos, não só em sua fiscalização, mas, principalmente, na proposição de leis que poderão mudar a dinâmica da vida da cidade e seus cidadãos.
Leia também: O papel do vereador para o progresso de Campos
A função de legislar e fiscalizar caberá aos 25 vereadores eleitos no próximo dia 06 de outubro. São quase 400 candidatos em Campos, ofertando uma quantidade imensa de perfis para o voto.
O eleitor deve ter critérios para a escolha do seu candidato, observando suas propostas e seu comprometimento com temas relevantes. Existem nestas quase quatro centenas de candidatos um ou mais que preenchem os requisitos das expectativas de cada eleitor.
A maioria dos pretendentes está nas ruas, caminhando pelos bairros pedindo o voto de confiança. Neste contato direto com o candidato o eleitor deve fazer perguntas sobre temas que consideram pertinentes.
O horário eleitoral gratuito em rádio e televisão é curto para a exposição de suas ideias. Então, esse contato direto no curso da campanha passa a ser de suma importância para definir seu voto.
Observar o discurso de cada um e os compromissos assumidos. É preciso estabelecer critérios para a escolha, porque os 25 eleitos terão um enorme poder de influenciar diretamente na sua vida. Não se esqueça em quem irá votar para depois poder cobrar.