O J3News apresenta o perfil dos candidatos a vice-prefeito de Campos. É de extrema relevância para o eleitor, conhecer cada um deles. Na história recente do município ocorreram três casos de o vice-prefeito assumir o cargo integralmente, porque os titulares deixaram a função antes do término do mandato. O primeiro foi o prefeito Raul Linhares, no final dos anos de 1970, quando saiu e deixou seu vice, o médico Wilson Paes concluir o último ano de mandato. O segundo caso, aconteceu nos anos de 1990 quando Anthony Garotinho deixou o segundo mandato no meio do caminho para ser candidato a governador e, assim, assumiu seu vice, o médico Arnaldo Vianna. Já no início dos anos 2000, Roberto Henriques, que era vice de Alexandre Mocaiber, assumiu por um longo período com o afastamento do titular determinado pela Justiça.
Então, na composição de uma chapa para eleição majoritária, observar as trajetórias dos vices é importante para uma definição consciente do voto. Na imensa maioria dos casos, o vice é fruto de uma coligação partidária e, também é importante observar esse e outros contextos.
Na candidatura à reeleição, o prefeito Wladimir Garotinho que é do PP optou por manter o atual vice-prefeito Frederico Paes,do PMDB. Oziel Batista, do PSB, é o vice na chapa de Delegada Madeleine, do União Brasil. Mayra Freitas (PCdoB) é vice na chapa do Professor Jefferson (PT), enquanto Clodomir Crespo (DC) está na chapa de Thuin (PRD). Já Isaac Vieira (Novo) é o vice na chapa de Dr. Buchaul (Novo). Vanessa da Enfermagem (PSOL) na chapa de Lírio (Rede) e Dr.Carlito (PRTB) na chapa de Pastor Fernando (PRTB). Os sete candidatos a vice foram escolhidos a partir de coligações partidárias.
Aspamos de cada um dos sete candidatos os motivos pelos quais estão nesta disputa. A partir destas falas, embora curtas, é possível o eleitor saber o que pensa cada um deles e suas diferenças. É salutar para a política levar em consideração o nome do vice-candidato. Em algumas eleições eles fizeram a diferença, segundo cientistas políticos, não só em Campos, mas em pleitos diversos. Essa observação faz parte da democracia, até porque o vice pode passar a ser protagonista.