×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Macaé completa 211 anos com Desfile Cívico Militar e Hasteamento das Bandeiras

Integrantes da equipe de Segurança e Educação da Prefeitura de Macaé estarão na avenida

Região
Por Redação
28 de julho de 2024 - 11h03
Foto: Divulgação

Macaé, uma cidade com diversidades naturais, culturais e históricas, completa 211 anos nesta segunda-feira (29) com uma vasta programação. A partir das 8h, a população poderá participar do Hasteamento das Bandeiras, no Paço Municipal. Em seguida será a vez do Desfile Cívico e Militar, na Avenida Elias Agostinho, em Imbetiba, às 9h.

O Desfile Cívico e Militar começará com a Capitania dos Portos de Macaé, fundada no município em 1984 com o objetivo de exercer uma autoridade marítima na região. Também estarão presentes os representantes da 9ª Bateria de Artilharia Antiaérea (Escola) Forte Marechal Hermes, única organização militar representante do Exército Brasileiro na cidade, instalada em 1613.

Responsável por garantir a segurança de Macaé, Conceição de Macabu, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Quissamã e Carapebus, os policiais militares do 32º Batalhão de Polícia Militar também compõem o desfile. Outros representantes são da 2ª Companhia Destacada do Batalhão de Ações com Cães (BAC), inaugurada em Macaé no aniversário do município em 29 de julho de 2023, com sede na Praia Campista ao lado do Parque da Cidade. O 9º Grupamento de Bombeiro Militar, que oferece atendimento à população macaense desde outubro de 1976, complementará as comemorações.

Logo após, os órgãos da área de Segurança e Educação da Prefeitura de Macaé estarão na avenida. Entre eles, Secretaria Municipal de Ordem Pública, Secretaria Adjunta de Segurança, Secretaria Municipal Adjunta de Defesa Civil, Guarda Municipal, Guarda Ambiental, Guarda Sênior, Guarda Mirim, Corregedoria Geral, Ouvidoria Setorial e Junta de Serviço Militar.

O desfile contará com a Banda Sociedade Musical Beneficente Lyra dos Conspiradores, fundada em 25 de dezembro de 1882, acompanhados pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Macaé), Programa Cidade da Melhor Idade, Secretaria Municipal de Educação (Superintendência de Educação Inclusiva e Social, Cemeas, Superintendência de Educação Infantil, Superintendência de Fundamental e Médio), Secretaria Adjunta de Ensino Superior e Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional, Secretaria Municipal de Governo, além de corporações musicais da rede pública de ensino.

Os integrantes do 95º Grupo de Escoteiro José Passos de Souza, do 99º Grupo de Escpteiro Mafeking, do Grupo de Escoteiro 115 Macahé, do 139º Grupo Pico do Frade, do Águias de Basquete, do Clube Crispy Koa Váa e do Moto Clube encerram a programação.

Fonte: Prefeitura de Macaé