×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Estudante de Campos ganha medalha em competição internacional de astronomia

Rian Barreto, de 21 anos, é aluno do curso de Física do Cederj, em Itaperuna

Ciência
Por Redação
15 de julho de 2024 - 12h03
Rian Barreto é morador de Campos e estuda Física no Polo Cederj de Itaperuna (Divulgação)

Pela segunda vez consecutiva, Rian Barreto, aluno de Física do Polo Cederj Itaperuna, conquistou uma medalha na Competição Internacional de Astronomia e Astrofísica (International Astronomy and Astrophysics Competition). Morador de Campos dos Goytacazes, ele está matriculado no 4º período do curso ofertado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no âmbito do Consórcio Cederj, administrado pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O resultado do medalhista foi divulgado após Rian Barreto passar pelas etapas classificatórias e a última, que consistiu na solução de 20 questões de múltipla escolha.

“Foi muito bom conquistar a medalha de bronze, pois recompensou meu trabalho duro novamente e consegui me manter no pódio por mais um ano”, disse Rian, que é cientista cidadão do Departamento de Colaboração Internacional de Pesquisa Astronômica (IASC/NASA), ao se inscrever no programa de caça asteroide.

A Competição Internacional de Astronomia e Astrofísica é dirigida a estudantes do ensino médio e universitários do mundo inteiro que são desafiados a resolverem diversos problemas provando suas habilidades e criatividade. Existem duas categorias, a júnior (abaixo de 18 anos) e a jovem (acima de 18 anos). Este ano, cerca de cinco mil participantes puderam receber certificados, prêmios e reconhecimento global.

Rian, além da conquista nesta competição, recebeu a menção honrosa no Desafio Internacional de Matemática Juvenil, que ocorreu ano passado. “Tenho consciência que os resultados alcançados serão muito representativos nas minhas trajetórias acadêmica e profissional e poderão me ajudar no desenvolvimento de atividades extracurriculares”, declarou o jovem.

O Cederj reúne instituições públicas de ensino que ofertam graduação na modalidade semipresencial em 43 polos regionais em todo o estado.

“Novamente temos o Rian Barreto enchendo a Fundação Cecierj de orgulho. É um certame científico internacional, com a participação de estudantes de todos os países, e temos um representante brasileiro e do Cederj. Vamos ainda ouvir muito sobre o nosso aluno”, comentou o presidente da Fundação Cecierj, Lincoln Tavares.

Fonte: Secom