×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Tensão Oriente Médio: G7 condena ataque de Teerã e pede moderação ‘de todas as partes’

A organização também se comprometeu a auxiliar a defesa israelense em caso de novas agressões

Internacional
Por Redação
14 de abril de 2024 - 17h03
Foto: Reprodução

O G7, grupo que reúne as principais economias do Ocidente, condenou neste domingo o ataque do Irã contra Israel, no sábado à noite, e apelou à “moderação” de “todas as partes” para desescalar o conflito. A organização também se comprometeu a auxiliar a defesa israelense em caso de novas agressões e relacionou a situação envolvendo os dois países e o conflito na Faixa de Gaza.

“Expressamos a nossa total solidariedade e apoio a Israel e ao seu povo e reafirmamos o nosso compromisso com a sua segurança. Com as suas ações, o Irão avançou ainda mais no sentido da desestabilização da região e corre o risco de provocar uma escalada regional incontrolável. Isto deve ser evitado. Continuaremos a trabalhar para estabilizar a situação e evitar uma nova escalada. Neste espírito, exigimos que o Irã e os seus representantes cessem os seus ataques, e estamos prontos para tomar novas medidas agora e em resposta a novas iniciativas desestabilizadoras”, disse uma declaração conjunta emitida pela presidência italiana ao fim da reunião.

O grupo também prometeu trabalhar junto para entregar mais ajuda aos palestinos em Gaza, relacionando o contexto das disputas regionais.

A reunião começou por volta das 11h (em Brasília). Itália, EUA, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha e Japão participaram do encontro virtual.

Embora tenha reafirmado seu apoio à defesa de Israel, o grupo se manifestou a favor de uma redução das tensões na região.

Fonte: O Globo