×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Campos: 189 anos e muita história para contar

Município celebra o aniversário de elevação à cidade

Geral
Por Redação
28 de março de 2024 - 9h22

Campos comemora nesta quinta-feira (28), 189 anos de elevação à categoria de Cidade. Por conta das chuvas que afetaram distritos da cidade, principalmente Santo Eduardo, onde centenas de famílias foram atingidas, a programação de comemoração foi suspensa, mas o município teve ponto facultativo decretado e somente os serviços de urgência e emergência da Prefeitura estão funcionando.

Para alguns historiadores e memoristas, há outras datas importantes, que merecem ser lembradas, pela importância histórica, como por exemplo, a fundação da Vila de São Salvador dos Campos, por Salvador Correia, em 29 de maio de 1677. Mas antes disso, em 1674, foi criada, por meio de um alvará, a Freguesia de São Salvador dos Campos, segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Porém, também existem registros de colonização portuguesa anteriores a essa data, com a chegada dos Sete Capitães à região, em 1627. Se for levada em conta a data de criação da Freguesia, Campos comemoraria 349 anos.

Larissa Manhães – Historiadora

Para a historiadora Larissa Manhães, a questão da fundação da cidade depende da abordagem adotada para a análise. “A pessoa pode considerar desde o início de um povoado, até uma fundação institucional, que é o que eu defendo. Essa formação administrativa e institucional da cidade é a partir da tentativa de formação da primeira Câmara Municipal. Temos um modelo do período colonial, de formação dessas câmaras municipais, como órgão do poder executivo e, por isso, elas institucionalizam a criação de uma vila. Então, a partir dessa visão, em 1652, temos a eleição de uma primeira Câmara na cidade, e em 1º de janeiro de 1653, a posse desta primeira Câmara. Logo depois, temos também a formação da Casa de Câmara e Cadeia e o fortalecimento desse povoado, no Centro. O interessante também, é que a Câmara foi criada pela população. Não foi uma imposição da Coroa, o que a torna muito mais simbólica. Portanto, eu defendo o surgimento de Campos a partir da criação da Câmara, em 1653”, defende a historiadora.

LEIA TAMBÉM
Campos, 189 anos e ainda muitos sonhos