×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

SJB segue com ações visando minimizar os impactos das fortes chuvas

Volume acumulado chegou a 310 mm desde a noite de sexta-feira, causando alagamento em imóveis e vias em todo o município

Geral
Por Redação
26 de março de 2024 - 10h23

No quarto dia após o início das chuvas na região, prossegue nesta segunda-feira (25), o trabalho da Coordenadoria de Defesa Civil de São João da Barra de forma conjunta com demais secretarias no atendimento às famílias afetadas em maior ou menor escala e na desobstrução dos vários pontos de alagamento. O município decretou Situação de Emergência pelo período de 180 dias.

De acordo com a Defesa Civil, desde as 19 horas da última sexta-feira, 22, o acumulado de chuvas no município já é de 310 mm. No período, foram no total de 120 atendimentos de diversos tipos, como escoamento de água nos quintais e em residências. Seis caminhões com bombas de sucção seguem sendo utilizados nesse trabalho.

Muitas das famílias foram levadas para abrigos, como escolas, ou para a casa de parentes. Em muitas das residências afetadas, as equipes da Prefeitura ajudaram as famílias a suspender os móveis, para que não sejam danificados ao contato com a água acumulada.

Ainda segundo a Defesa Civil, o rio Paraíba do Sul registrou elevação, mas sem causar maiores preocupações. Após autorização pelo Governo do Estado, foi feita a abertura emergencial da barra da Lagoa do Açu para permitir o escoamento do excesso de água da lagoa para o mar, evitando o alagamento de moradias nas comunidades da área.

Prestam suporte à Defesa Civil, as secretarias municipais de Agricultura, Assistência Social e Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente e Serviços Públicos, Obras e Serviços, Saúde, Segurança Pública (Guarda Civil Municipal e Defesa Civil), Transportes e Trânsito, além de Gabinete e Ouvidoria Geral.

A Secretaria de Segurança Pública coloca à disposição para emergência os seguintes números: (22) 2741-1190, (22) 99915-3153 (ligações e whatsapp) e (22) 98135-7508, este último da operadora TIM.