×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

UFF: aulas voltam em prédio antigo

Mesmo com a inauguração em janeiro deste ano, nova sede segue sem previsão de uso

Campos
Por Redação
17 de março de 2024 - 0h01
Obra desde 2012|Os mais de 3 mil alunos aguardam conclusão (Foto: Josh)

Alunos, professores e servidores da Universidade Federal Fluminense, em Campos, iniciam, nesta segunda-feira (18), o ano letivo de 2024. No caminho, velhos problemas: a nova sede da instituição, que foi parcialmente inaugurada em janeiro deste ano com a presença de diversas autoridades do município, não ficou pronta. Entre a comunidade acadêmica, a informação é que será necessário realizar uma adaptação na estrutura elétrica, porque o padrão da concessionária de energia mudou durante a execução do projeto, que foi iniciado em 2012. Atualmente, a UFF conta com 3.456 alunos de graduação, além dos programas de pós-graduação, da Universidade da Terceira Idade e do Pré-Vestibular Social.

A nova sede da universidade fica na Avenida XV de Novembro, no Centro de Campos, próximo ao Hospital Ferreira Machado. Ela é composta por dois blocos de sete andares. Em 18 de janeiro deste ano, o primeiro bloco foi inaugurado. O segundo bloco foi prometido para este mês de março.

A solenidade de janeiro, que marcou a entrega simbólica do bloco A, foi realizada na data em que a universidade comemorava 63 anos. Ela foi conduzida de forma remota pelo reitor da UFF, Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega e o vice-reitor, Fábio Passos, e presencialmente pela diretora Ana Costa, o vice-diretor Rodrigo Monteiro, além do prefeito Wladimir Garotinho.

No fim de janeiro, a equipe de reportagem do J3News pediu uma previsão para inauguração do bloco B. Na ocasião, foi informado que as aulas de 2024 iriam iniciar nos novos blocos em funcionamento e que a inauguração oficial ocorreria em março. “Neste momento estamos cuidando dos detalhes finais”, informou a universidade em nota.

Nesta semana, após tomar conhecimento sobre o problema da falta de adequação do sistema elétrico, o J3News tentou novamente contato para confirmar a informação. A instituição respondeu em nota, apenas, que “a obra está na fase final, porém, a empreiteira não garantiu a entrega a tempo para se iniciar o período letivo no novo campus. A expectativa é de que a entrega definitiva ocorra em maio”.

Obra atrasou por falta de repasse de verbas
As obras da UFF foram paralisadas em algumas oportunidades, por conta da falta de recursos financeiros. Em agosto de 2023, a diretora da UFF Campos explicou que a situação da conclusão da obra se agravou, pois o repasse de verbas teria atrasado no governo federal passado. “Essa obra já vai debutar daqui a pouco [construção teve início em 2012]. E ela só retoma com essa força, com essa potência, a partir de 2020, nessa gestão, inclusive, do atual reitor, que é o professor Antônio Cláudio da Nóbrega. E ela ocorre a partir de uma grande articulação da comunidade acadêmica, da UFF Campos, alunos, professores, técnicos, toda essa comunidade e os parlamentares, não só da região, como também de fora. É quando a gente consegue mobilizar um conjunto grande número de deputados do Estado do Rio de Janeiro para emendas. Então, a nossa obra está ocorrendo toda com recursos de bancada”, explica.