×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Epidemia de Dengue e aumento de casos de covid-19 sobrecarregam rede de saúde

Município vai realizar ações emergenciais em resposta ao cenário epidemiológico

Especial J3
Por Clícia Cruz
10 de março de 2024 - 8h30
Silvana Rust

O município de Campos e o Estado do Rio de Janeiro estão enfrentando uma epidemia de dengue, o decreto municipal foi publicado no dia 1º de março. A doença, transmitida pelo mosquito Aedes Aegypt já afetou mais de 100 mil pessoas em todo o Rio e mais de 2300 em Campos, de acordo com os números divulgados na última quarta-feira (6). Outra doença que vem afetando o sistema de saúde é a covid-19. Desde fevereiro, a busca por testes vem aumentando nos postos e as autoridades de Saúde admitem a preocupação também com essa enfermidade, além da influenza, a conhecida gripe, que também tem aparecido com sintomas fortes, podendo levar o paciente à internação. A vacinação contra a covid-19 continua acontecendo de forma ampla nos postos de saúde e a campanha de prevenção à Influenza foi antecipada pelo Ministério da Saúde e vai ter início no final deste mês. Em Campos, estratégias como a ampliação dos pontos de atendimento a pacientes com suspeita de dengue devem ser adotadas caso os números permaneçam em alta. Nesse momento, o Centro de Referência da Dengue, CRD, tem recebido uma média de 300 pacientes por dia.

O infectologista e subsecretário de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, chama atenção para a importância da hidratação e para os sinais de gravidade na dengue. “É necessário se hidratar bastante, pode ser feita em parte com água, sucos, chás e parte com soro de hidratação oral, que é distribuído nos postos de saúde. Mas, é preciso ficar atento aos sinais de perigo e, se for preciso, procurar a emergência. Não pode ficar tratando em casa. Em casos de vômitos que não melhoram ou queda do estado geral, queda de pressão, alteração de consciência, dificuldade para respirar, dor abdominal, distensão na barriga e outros sinais servem de alerta para que o paciente procure assistência médica imediatamente”, destaca o médico.

Foto: Silvana Rust

Até o momento, mais de 50 pessoas já foram internadas com dengue em Campos, mas, o município não registrou óbitos em decorrência da doença. Três crianças já estiveram internadas em Centro de Tratamento Intensivo (CTI) com a doença.

Devido ao elevado número de casos de dengue, o município adotou o protocolo de sintomatologia, não sendo necessária a testagem de todos os casos suspeitos. “De acordo com o manual do Ministério da Saúde, no surgimento dos primeiros casos, todos tem que ser testados através da sorologia, mas, ao longo do tempo, se persiste o alto número de casos confirmados, você pode adotar o critério clínico e epidemiológico, que é baseado em exames inespecíficos, como hemograma, função hepática, como queda de plaquetas, alteração do hematócrito, alteração das enzimas do fígado e outros”, informa.

Foto Silvana Rust

Durante a primeira reunião do Gabinete de Crise da Dengue, na última quarta-feira (6), foram apresentadas ações emergenciais em resposta ao cenário epidemiológico e assistencial, entre as quais estão ampliação do Centro de Tratamento da Dengue (CRD), cuja matriz funciona anexa ao Hospital Plantadores de Cana (HPC), que receberá a instalação de contêineres para hidratação dos pacientes. Com nova ampliação seria criado o CRD 2, no Hospital Geral de Guarus (HGG) e, se necessário, um CRD 3 no Hospital São José (HSJ). Também seria necessário realizar processo seletivo para contratação emergencial de agentes de combate às endemias.

O Secretário de Saúde, Paulo Hirano, ressaltou o papel crucial da prevenção, especialmente no combate ao mosquito Aedes aegypti. “É importante que as pessoas entendam a gravidade da situação e as medidas propostas para lidar com ela. Foi necessária a descentralização assistencial para as Unidades Básicas de Saúde e UPHs 24 horas pela necessidade de hidratação venosa para evitar complicações graves da doença. Felizmente, não houve óbitos registrados até o momento, mas é essencial que ao suspeitar da doença, inicie logo a hidratação”, disse o secretário.

O diretor do Centro de Controle de Zoonozes, Carlos Morales, enfatizou que a população precisa se engajar no combate ao mosquito transmissor: “O trabalho está sendo feito. Temos 370 mil imóveis na cidade que são visitados pelos agentes de endemias, mas não é o suficiente. É por isso que conclamo a cidade para que cada proprietário de imóvel seja um agente porque 80% dos criadouros estão dentro das residências.”, disse.

Presente à reunião, a promotora de Tutela Coletiva, Maristela Naurath, também chamou a atenção para a responsabilidade da população no combate ao Aedes Aegypt. “Vivemos uma situação em que as pessoas não estão dando muita importância em fazer a limpeza das suas próprias casas. Além disso, o município conta com muitos imóveis fechados e abandonados e a Prefeitura tem o dever de fiscalizar e apurar quais são esses imóveis, mas cabe ao proprietário fazer a limpeza no interior de suas residências e quintais. Então, tire esse tempo para verificar o seu imóvel e, também, a casa do seu vizinho que está fechada, por exemplo. Caso esteja com criadouros de mosquito, informe a ouvidoria da Prefeitura, ao setor de Posturas ou ao Ministério Público, pelo número 127, destacou a promotora.

Doenças em circulação

O subsecretário Charbell Kury alerta para as doenças que estão e que entrarão em circulação nas próximas semanas: “A gente não quer fazer o papel de cavaleiro do apocalipse, mas em breve começam a circular o vírus sincicial respiratório, responsável pela bronquiolite, a influenza, que mais uma vez veio forte, fazendo quadros severos, de febre alta, acompanhada de sintomas respiratórios. A influenza inclusive abate mais o paciente do que a covid”, alerta o infectologista.

Aumento na procura de testes de covid-19

A partir do início do mês de fevereiro, a Prefeitura começou a identificar um aumento expressivo na busca por testes de covid-19. Pacientes com sintomas como febre, dor de cabeça, dor na garganta e tosse buscam por testagem, mas o número de agendamentos está limitado, devido à escassez da oferta dos kits. “Existe uma falta geral de testes em todo o Brasil, porque a demanda é muito grande e a oferta dos fornecedores não vem atendendo à necessidade. O Estado já sinalizou que vai faltar teste e nós estamos preocupados com isso, porque nós estamos vivendo uma subida de casos, com pacientes internados, inclusive crianças”, destaca Charbell Kury.

Em Campos, na última semana, foram registradas internações de três crianças com covid-19. Uma criança do município de Quissamã, internada num hospital da rede pública de Campos sofreu necrose de membro em decorrência da doença.

O município desde 2021 vem realizando os testes de forma incessante e nos últimos meses precisou concentrar os atendimentos em dois locais devido a redução da oferta. Até esta última semana o serviço estava sendo oferecido no Centro de Saúde de Guarus e na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Conselheiro Josino, das 9h às 15h. Para os próximos dias ainda é aguardada a chegada de novos kits para a manutenção da oferta.

A importância da vacinação

Se por um lado a vacina da dengue ainda é aguardada na cidade, a vacinação contra a covid-19 segue sendo amplamente oferecida em diversos postos de saúde em Campos. Ela é aplicada às crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. A primeira dose deve ser feita aos seis meses, a segunda dose aos sete meses e a terceira dose aos nove meses. Já para os idosos com 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas acima de 12 anos, gestantes e puérperas, o intervalo entre as doses será de seis meses.

Os demais públicos prioritários, como pessoas que vivem ou trabalham em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente ou comorbidades, pessoas privadas de liberdade com 18 anos ou mais, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e população em situação de rua, devem tomar uma dose da vacina com intervalo de um ano.

Locais de Vacinação:

Para a vacinação das crianças de 6 meses a 4 anos, a Secretaria de Saúde disponibiliza três postos, sendo um com horário estendido:

Campos Shopping — 9h às 16h

Cidade da Criança — 8h30 às 13h

Secretaria Municipal de Saúde — 8h30 às 20h

Para a vacinação de idosos, gestantes, puérperas e pessoas imunocomprometidas e demais grupos prioritários, os postos são:

Campos Shopping — 9h às 16h

Clube da Terceira Idade — 9h às 16h

Secretaria Municipal de Saúde — 8h30 às 20h

UBS Tócos — 9h às 15h

UBSF Parque Prazeres — 9h às 15h

UPH Travessão — 9h às 15h