×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Moradores na Ilha da Convivência reconstroem capela que o mar levou

.

Coluna do Balbi
Por Coluna do Balbi
22 de janeiro de 2024 - 8h39
Fotos: Arquivo Colunista/Divulgação

Acaba de ser inaugurada, no que restou da Ilha de Convivência — uma faixa de areia do Delta do Paraíba do Sul, entre São Francisco e São João da Barra — uma pequena igreja que leva o nome de São Sebastião. Vai substituir uma igreja que o mar levou há muitos e muitos anos. A obra foi visitada e abençoada pelos monges beneditinos do Mosteiro de São Bento.

Tudo em Gargaú valoriza com a expectativa da Ponte de Integração
Existem outras obras que indiscutivelmente resultam em valorizações de áreas. A bucólica praia de Gargaú, que tem charme, mas não o glamour de suas vizinhas, está para dar uma guinada assim que a Ponte da Integração foi inaugurada. Dezenas de negócios na área de prestação de serviços estão sendo planejados. O mesmo acontece na outra margem.

Terras da fazenda dos Airizes vão se transformar em um novo bairro de Campos
Será lançado em abril um novo bairro em Campos, mais precisamente nas terras da Fazenda dos Airizes. O projeto é de uma empresa de São Paulo e coloca o Solar dos Airizes, tombado pelo Iphan, como intocável, continuando sob a tutela da Prefeitura de Campos. As obras de urbanismo serão realizadas em duas etapas. Pode mudar bem a fisionomia da cidade.

Grussaí também ganha um novo bairro na entrada do balneário
Lançado no final de dezembro de 2023, um novo bairro no balneário de Grussaí, em São João da Barra, já vendeu 60% dos seus lotes. Uma expressiva parte dos que compraram trabalha no Porto do Açu. O crescimento de Grussaí, em sua chegada, é expressivo, superando todas as expectativas.

Governos do RJ e ES querem ferrovia 118 que liga Vitória a Campos, dentro do PAC do governo federal
A proposta da EF-118, com potencial de gerar 6.000 empregosdiretos e indiretos e arrecadar cerca de R$ 457 milhões em impostos, visa conectar de maneira eficiente os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Com duas opções de eixos, a ferrovia facilitará o escoamento de produções agrícolas e minérios de ferro, fortalecendo as conexões econômicas entre os estados. A implementação desta ferrovia é um passo significativo para o desenvolvimento econômico do Sudeste. A obra vai beneficiar principalmente as operações do Porto do Açu, em São João da Barra. É a pauta dos governadores do Rio e do Espírito Santo dentro do PAC do governo federal.

Duplicação do trecho urbano da BR-101 valoriza todo o seu entorno em Campos
Com o trecho urbano da BR-101, em Campos, entre o Contorno e a Alberto Torres, praticamente todo ocupado, os arredores passaram a valorizar, por conta da duplicação da pista. Seis projetos de atividade comercial estão engatilhados para abrirem até o início do segundo semestre deste ano.

Um processo milionário que envolve concessionária de energia em Campos
A concessionária Enel vai acumulando uma série de broncas e processos, mas existe um em Campos que envolve um edifício na área Central, que pode deixar a estatal italiana em estado de choque. Ações estão transitadas e em fase de atualização de uma dívida astronômica, com muitos dígitos.

Nas mãos de um músico campista o sax sentido
O músico campista Guilherme Almeida tinha como instrumento primeiro o piano. Com o passar do tempo, optou pelo saxofone e foi criando um elegante estilo de tocar como pano de fundo, com um repertório com base na Bossa Nova e clássicos do jazz. A ideia é passar despercebido, embora circule tocando nos ambientes em que se apresenta. Se não definiram ainda o sexto sentido, pelo menos o sax sentido está valendo nas mãos do músico.