×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Peça “O Susto” é exibida no Teatro Sesi Firjan, em Campos

Espetáculo é encenado pela atriz Tamires Nascimento, e traz homenagem ao seu pai, o radialista Nilson Maria, morto em 2021

Teatro
Por Redação
12 de dezembro de 2023 - 9h14

Tamires Nascimento em cena na peça “O Susto” – Divulgação

Como uma atriz pode elaborar o seu luto? Transformando-o em material cênico no qual ela se coloca, não só como alguém que conta sua própria história, mas como alguém que compartilha algo íntimo para torná-lo universal. Foi que fez a atriz Tamires Nascimento, filha do saudoso radialista de Campos, Nilson Maria, morto em 2021. Na peça “O Susto”, a artista interpreta a filha, a mãe, a vizinha, a viúva, a criança. O texto faz referência à perda de alguém querido e será exibido no Teatro Sesi Campos, nesta quinta-feira (14), às 20h.

Tamires Nascimento interpreta personagens e ela mesma emaranhados e unidos pela sensação de falta trazida pela perda. Através de uma sucessão de cenas curtas os temas da morte, do luto e da passagem do tempo vão sendo tocados, sempre pelo prisma de quem deseja festejar a vida.

“O Susto” é o segundo “exercício de atuação” da Definitiva Cia, com direção de Jefferson Almeida e dramaturgia de Livs. A peça mergulha nas temáticas do luto e da passagem do tempo a partir da vivencia coletiva da pandemia. Contudo, o faz de maneira leve e de modo a celebrar a vida. “O espetáculo transcende a experiência pessoal da atriz e propõe uma reflexão sobre diferentes formas de lidar com a efemeridade da vida e as diversas situações de perda”, revela a direção.

“Apesar de abordar o tema do luto, a peça é permeada por leveza e humor, buscando inspiração no ‘gurufim’, um ritual em que o velório se transforma em uma grande festa em homenagem ao morto”, afirma Tamires Nascimento.