×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Casa Horizonte recebe doações arrecadadas na Festa do J3News

O espaço ampara cerca de 80 pacientes oncológicos todo mês

Solidariedade
Por Gabriela Lessa
23 de novembro de 2023 - 20h00
(Foto: Josh)

As doações arrecadadas na Festa de 11 anos do J3News foram entregues, nesta quarta-feira (23), na Casa Horizonte, um espaço de acolhimento para pacientes com câncer, localizado em Campos dos Goytacazes. A campanha solidária foi realizada durante a entrega dos convites para o evento, que contou com a participação de 1.500 convidados. Foram doados alimentos não perecíveis, produtos de higiene e materiais de limpeza.

O oncologista e voluntário da Casa Horizonte, Dr. André Porto, agradece aos convidados da festa por terem abraçado a causa. Idealizador da campanha, ele conta que a realidade do paciente oncológico é difícil e poder ter o apoio da Casa gera maior conforto para seguir com o tratamento.

Oncologista, Dr. André Porto (Foto: Josh)

“Muitos pacientes aqui são os chefes de família ou pessoas que, de certa forma, são responsáveis pelas famílias. Em decorrência do tratamento, perde um pouco a capacidade laborativa. E quando a gente vê a mobilização da sociedade nesse apoio, eu tenho certeza que a repercussão com os pacientes será a melhor possível”, fala Dr. André Porto.

Segundo a assistente social da Casa Horizonte, Simone Xavier, a doação recebida foi de grande importância para o projeto e para levar apoio às famílias assistidas. A Casa tem o objetivo de dar mais qualidade de vida aos pacientes que vêm de outras cidades para realizar o tratamento e comporta cerca de 25 pessoas, já contando com os acompanhantes. Além disso, as doações também são direcionadas aos pacientes que residem em Campos e são tratados no OncoBeda.

Assistente Social Simone Xavier (Foto: Josh)

“Eles ficam aqui hospedados de segunda a sexta; alguns também aos finais de semana. A gente mantém a alimentação deles com essas doações. O nosso objetivo é dar um pouco de dignidade a esses pacientes nesse momento tão sofrido, porque além de estar sofrendo com a doença, também está sofrendo com relação à renda financeira, já que não conseguem trabalhar mais. O mesmo acontece com os pacientes oncológicos do SUS, aqui de Campos, em que temos cerca de 70 inscritos que fazem esse acompanhamento com a gente e dependem da nossa cesta básica todo mês”, explica Simone.

Sobre a Casa Horizonte  

A instituição foi inaugurada em junho de 2020, como resultado de um projeto do médico oncologista Dr. Diogo Neves e outros oncologistas do grupo IMNE. O objetivo é acolher os pacientes que fazem tratamento de radioterapia em Campos, mas moram em outro município. Assim, é possível evitar o desgaste de viajar todos os dias para realização do tratamento, devido à distância de uma cidade para outra.

Oncologista, Dr. Diogo Neves (Foto: Josh)

“Com relação aos tratamentos de radioterapia, na maioria das vezes, leva semanas e até meses para serem concluídos. Pensando nas dificuldades desses pacientes, foi que surgiu a ideia da Casa Horizonte. Eles ficam muito próximos da clínica, então a maioria deles consegue chegar até o serviço caminhando. Isso é um fator que faz muita diferença no resultado do tratamento, porque aumenta a aderência ao tratamento, o paciente falta menos, consegue terminar o tratamento no tempo correto e isso gera um melhor resultado também”, detalha Dr. Diogo Neves.

Para o radio oncologista e um dos idealizadores da Casa Horizonte, Dr. Ronaldo Cavalieri, a criação do espaço foi de extrema importância no suporte desses pacientes oncológicos e faz total diferença no tratamento.

Radio oncologista, Dr. Ronaldo Cavalieri (Foto: Josh)

“A gente observa que, muitos pacientes que ficam na casa, são pacientes que estão fazendo tratamentos combinados com rádio e quimioterapia, que são tratamento que estão associados, muitas vezes, a efeitos adversos que são intensos e debilitam o paciente, de certa maneira. Então esse suporte da casa, principalmente nesses pacientes, gera uma diferença que é até difícil de mensurar. Porque o tempo que estaria na estrada, esse paciente está descansando, se preparando e mantendo uma condição geral muito mais efetiva para realizar o tratamento”, diz Dr. Ronaldo Cavalieri.

Como doar

Casa Horizonte (Foto: Josh)

O espaço proporciona tranquilidade aos pacientes para realizarem o tratamento, oferecendo todo o suporte necessário. A Casa Horizonte conta com doações e, inclusive, a assistente social Simone Xavier enfatiza a necessidade do apoio da população.

“Nós recebemos doações através do serviço social na Unidade 2 do Hospital Dr. Beda, onde movimentamos essa campanha diariamente; aqui na Casa Horizonte, que tem gente o dia inteiro para receber. E a gente conta com todo mundo para dar seguimento a esse projeto tão lindo e ajudar a esses pacientes”, fala Simone.